Pesquisar

Canais

Serviços

- Divulgação
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Nota mil

Vinte e dois estudantes atingem pontuação máxima na redação do Enem 2021

Redação Bonde com Agência Brasil
11 abr 2022 às 15:32
Continua depois da publicidade

Em todo país, 22 estudantes atingiram a pontuação máxima na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Neste domingo (10), os espelhos dos textos, com correções detalhadas, foram disponibilizados na página do participante.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


O tema na redação do Enem 2021 na aplicação regular foi Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil. Já na reaplicação, o tema escolhido foi Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil.

Continua depois da publicidade


Para a correção, a banca, composta por pelo menos dois corretores por texto, adota os seguintes critérios: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.


Há, ainda, outros cinco critérios que fazem com que a nota da redação seja zerada, são eles: fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.


Nesta edição, o número de redações que atingiram a nota mil foi inferior ao concurso de 2020, quando 28 estudantes tiraram a nota máxima.  A correção da redação do Enem é divulgada apenas para fins pedagógicos, para que os estudantes saibam qual a pontuação alcançada em cada uma das competências avaliadas. Não é possível interpor recurso. 

Continua depois da publicidade


Treineiros


As notas dos treineiros – estudantes que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram o exame apenas para testar os próprios conhecimentos – também foram divulgadas neste domingo. Os treineiros não podem utilizar os resultados individuais do Enem para o acesso à educação superior e a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante de nível superior, conforme descrito no edital do exame.

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade