Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Melhores resultados

Você está estudando certo? Descubra métodos eficientes de aprendizagem

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
13 abr 2020 às 10:47
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Seja para absorver aprendizados do cotidiano no ensino regular e nos cursos, ou na preparação para concursos e vestibulares, é necessário traçar estratégias que otimizem a compreensão dos conteúdos estudados. Existem diferentes técnicas de aprendizagem que utilizam artifícios distintos para fixar na memória as informações.

Cada pessoa possui uma forma de compreensão e memorização com a qual se identifica melhor. Por esse motivo, é recomendado que os estudantes experimentem diferentes metodologias na hora de realizar revisões e avaliem qual delas os ajudou de forma mais eficiente. Cada matéria também pode se adaptar mais a diferentes formas de estudo. Para atingir boas
notas, o ideal é conhecer e colocar em prática diversas metodologias. Conheça algumas delas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Autoexplicação

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo


Essa técnica, muito indicada para conteúdos teóricos de todas as áreas do conhecimento – exatas, humanas e biológicas – consiste na leitura da matéria, seguida da elaboração de uma explicação pelo próprio estudante. A elucidação pode ser realizada em formato de texto, mapa mental ou apenas através da fala, mas é importante que seja feita no mesmo ritmo no qual o aluno avança nos conteúdos. Assim, além de facilitar a memorização, ajuda a perceber dúvidas e buscar suas respostas, além de aprimorar o raciocínio lógico.

Publicidade


Estudo intercalado


O estudo intercalado propõe que o conteúdo seja separado em blocos de cerca de 40 minutos, seguidos por um intervalo de dez minutos e outra matéria logo depois, repetindo as pausas após a realização de cada bloco. Nesse método, é interessante não repetir matérias do mesmo nicho em sequência. Se organize para estudar matemática depois de história, por exemplo. Dessa maneira, é possível prolongar o tempo de estudo, sem perder rendimento.

Publicidade


Testes práticos


Esse é o método ideal para estudar matemática para concursos e vestibulares, por ser uma matéria que exige muita resolução de exercícios.

Publicidade


Assim, é eficiente para todos os conteúdos – em especial os de exatas. A técnica se dá a partir do uso de listas de exercício já prontas ou pela elaboração e resposta de uma sequência de questões. O estudante deve solucionar a maior quantidade possível para colocar em prática os conhecimentos e depois verificar os acertos e erros.


Esse formato é muito eficiente, pois pode ser adaptado ao tipo de questão do teste para qual o aluno está se preparando, já que cada prova tem suas próprias características.

Publicidade


Interrogação elaborativa


Diferente do formato anterior, esse se aplica mais eficientemente a conteúdos de eixo humanístico e biológico. O aluno deve elaborar perguntas como:


• O quê?
• Quem?
• Quando?
• Onde?
• Como?

A partir da criação de respostas resumidas para cada um desses tópicos, a explicação da matéria fica mais clara e a memorização dos pontos principais do conteúdo ocorre com maior facilidade.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade