O mês de agosto começou e algumas responsabilidades vêm junto com ele, como a volta às aulas. É importante que as crianças se acostumem com a rotina escolar, bem como dormir em horários certos, preparar lanches saudáveis e se engajar nos estudos.
O apoio e acompanhamento dos pais é de extrema importância para que os filhos se sinta confortável e preparada para voltar ao colégio. O ideal é conversar com eles para que tenham consciência de que um novo ciclo de aprendizagem chegou.
Confira quatro dicas para organizar a volta ao colégio de forma tranquila e prazerosa. Lembre-se de realizar as ações junto com a criança, para prepará-la desde o planejamento até chegar o dia de ir para a escola.
Leia mais:
Percentual de jovens que não estudam nem trabalham é o menor da série histórica, diz IBGE
Candidatos incluídos no Concurso Nacional Unificado devem enviar títulos até esta quinta-feira
Número de matriculados na Educação de Jovens e Adultos cai 75% no Paraná
Após prorrogação do MEC, inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam nesta segunda
Organize os materiais escolares
Para que seu filho entre no clima das responsabilidades, peça para que ele organize o próprio material, bem como separar a mochila e os cadernos da próxima aula. Acompanhe de perto para saber se é necessário comprar algum item novo, como lápis, borracha e outros materiais que demandam troca em menos tempo.
Organize os uniformes e calçados
A maioria das escolas possuem uniformes para os alunos como forma de facilitar a identificação, além de trazer mais praticidade e economia aos pais. Sendo assim, é recomendado já verificar se os uniformes ainda estão servindo nos seus filhos. Afinal, criança cresce e a gente nem percebe, não é mesmo?! Além do uniforme, também é indicado separar um tênis infantil adequado para a criança, pois outros calçados, como sapatilha, chinelo e sandália podem cansar os pés com mais facilidade no dia a dia escolar.
Monte um cardápio saudável
Nas férias é comum deixar as refeições um pouco mais flexíveis e consumir um pouco mais de guloseimas. Afinal, é um período para relaxar e curtir ao máximo. Entretanto, com o retorno das aulas, o ideal é preparar um cardápio mais saudável tanto para as refeições em casa quanto para os lanches do colégio. Organize também os horários para comer e alinhar com os da escola.
Volte a dormir nos horários certos
Assim como a alimentação, os horários de dormir também sofrem bastante alteração nas férias. Para que as crianças não sofram em ter que acordar cedo, é recomendado começar a controlar os horários de dormir alguns dias antes do retorno das aulas, assim já cria-se a rotina do sono e elas voltam a acordar mais dispostos.