Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais de 75 mil no Paraná

Londrina tem mais de 11 mil inscritos para o Concurso Público Nacional Unificado

Redação Bonde com assessoria de imprensa
04 abr 2024 às 19:34
- Sérgio Ranalli/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), modelo inovador de seleção de servidores públicos criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), está na sua reta final. As provas serão daqui a um mês, no dia 5 de maio, em 228 cidades do país. No Paraná, o certame será aplicado em nove municípios. Curitiba é a cidade com mais inscritos, com 32.685 candidatos do total de 75.737 inscritos no Paraná. Em Londrina, 11.031 candidatos farão as provas. 


Com 2,1 milhões de inscritos, o CPNU já é o concurso com o maior número de candidatos realizado no Brasil, superando os recordes anteriores, dos certames do Banco do Brasil de 2021 e 2022, que registraram, respectivamente, 1,6 e 1,5 milhão de inscritos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Confira abaixo o número de inscritos em cada um dos locais de prova do estado do Paraná:

Leia mais:

Imagem de destaque
Início em junho

Unidades do Senai em Londrina e Apucarana oferta 195 vagas gratuitas para Cursos Rápidos

Imagem de destaque
Inscrições abrem nesta segunda

TCE-PR altera datas de concurso público para não coincidir com CNU

Imagem de destaque
Provas mantidas no resto do Brasil

Concurso da Caixa Econômica é adiado no Rio Grande do Sul

Imagem de destaque
Oportunidade

UEM abre teste seletivo para contratar 23 professores temporários


Cascavel: 10.196

Publicidade

Curitiba: 32.685

Guarapuava: 3.062

Publicidade

Londrina: 11.031

Maringá: 8.082

Publicidade

Paranaguá: 1.586

Ponta Grossa: 4.702

Publicidade

São José dos Pinhais: 2.208

Umuarama: 2.185

Publicidade


Aumento no número de locais de prova


Devido ao alto número de inscrições na capital do país, Brasília, a comissão organizadora do CPNU levou em consideração o CEP de residência dos candidatos indicado no ato de inscrição e decidiu ampliar os locais onde serão aplicadas as provas, adicionando oito novas cidades goianas, que ficam no entorno do Distrito Federal. 

Publicidade


As provas serão aplicadas também nas cidades de Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto, Planaltina e Valparaíso de Goiás. Os municípios somaram-se aos 220 que já haviam sido definidos como locais de aplicação, totalizando 228.


Ofício


O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) enviou ofícios aos governadores e prefeitos dos municípios onde serão aplicadas as provas. O documento solicita cooperação para garantir a segurança e a logística necessárias à realização do certame. A correspondência, assinada pela ministra da Gestão, Esther Dweck, destaca a importância de evitar a realização de grandes eventos nas cidades onde o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) será realizado, em 5 de maio, a fim de facilitar o deslocamento dos candidatos e garantir a segurança nos locais de prova.


Além disso, a Fundação Cesgranrio, empresa aplicadora do concurso, em parceria com órgãos como a Secretaria de Segurança Pública do Ministério da Justiça e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, está em contato com as autoridades estaduais e municipais para tratar de questões logísticas e de segurança.


Também para viabilizar a logística e a segurança do certame, uma rede de aplicação foi estabelecida conectando órgãos das administrações públicas federais e estaduais. Houve, inclusive, a integração com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Força Nacional (FN) e Secretarias de Segurança Pública Estaduais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade