O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), ligado ao MEC (Ministério da Educação), prorrogou por um dia, até o próximo sábado (4), o prazo para solicitações de reaplicação do Encceja (Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos).
O Inep informou que o motivo para o adiamento é que o sistema foi suspenso na terça-feira (31), para “ajustes pontuais”. Os candidatos tem até as 23h59m de sábado para fazer o pedido no site do programa (acesse aqui).
O Encceja é destinado a jovens e adultos que não concluíram os ensinos fundamental ou médio e desejam ter a certificação da conclusão dessas etapas.
Leia mais:
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país
INSS inscreve até 15 de janeiro para vagas de estágio; veja regras
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
A reaplicação é uma possibilidade para quem não realizou a prova por problemas logísticos no local ou por sintomas de doenças contagiosas previstas no edital no dia ou na véspera. Entre elas foi incluída a covid-19.
Para solicitar a reaplicação no site, é preciso anexar a documentação e diagnóstico feito por um médico profissional, cadastrado no conselho da profissão. Já para as hipóteses de problemas logísticos, como situações de falta de energia elétrica, é preciso descrever o episódio para justificar o requerimento.
O Encceja foi aplicado no último domingo (29). A prova foi feita em 622 cidades nos 26 estados e no Distrito Federal. A reaplicação ocorrerá nos dias 13 e 14 de outubro, juntamente com o Encceja para pessoas privadas de liberdade.