Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Resultados finais

Resultados finais do Concurso Nacional são homologados

Redação Bonde com Agência Brasil
07 mar 2025 às 11:31

Compartilhar notícia

Arte:EBC
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos homologou nesta sexta-feira (7), em Brasília, os resultados finais de cargos que não possuem curso de formação do CPNU (Concurso Público Nacional Unificado).


A pasta também convocou candidatos chamados para cursos de formação e publicou editais com pessoas habilitadas para a terceira etapa dos blocos com cargos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que exigem prova didática.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“O perfil dos aprovados – pessoas que residem em todos os estados do Brasil, oriundas de 908 cidades e com um terço de pessoas pretas e pardas, com deficiência e indígenas – confirma que foi alcançado o objetivo de democratizar o acesso ao serviço público”, avaliou o ministério, em nota.

Leia mais:

Imagem de destaque
Todas as regiões

Seed lança novo PSS com 500 vagas para professores, pedagogos e intérpretes no Paraná

Imagem de destaque
Desigualdade social

Maioria no país, alunos mais pobres têm menor aprendizado em leitura

Imagem de destaque
Evento gratuito

Professora de Londrina expõe objetos históricos sobre a imigração japonesa ao Paraná

Imagem de destaque
Pedido é feito online

Enem: prazo para isenção de taxa de inscrição termina na sexta-feira (25)


“Confirmando a importância de distribuir as provas em 228 cidades, 36,5% dos classificados (chamados para vagas imediatas e chamados para os cursos de formação) são de cidades do interior do país, fora das capitais”, completou o ministério.

Publicidade


ENTENDA


Com a divulgação dos editais de homologação e dos editais de habilitação para provas didáticas dos cargos de pesquisadores do IBGE, além da convocação final para cursos de formação, o CPNU entra em sua última etapa.

Publicidade


De acordo com o ministério, no caso de candidatos convocados para curso de formação, a matrícula é obrigatória. Para candidatos habilitados para provas didáticas do IBGE, a pasta publicou um edital específico sobre a etapa.


No caso de aprovados em cargos sem curso de formação, após a homologação, a convocação será feita pelo respectivo órgão ou entidade.

Publicidade


“As vagas são imediatas, mas é preciso esperar a aprovação e, depois, a sanção da LOA (Lei Orçamentária Anual), o que deve ocorrer em março, segundo calendário informado pelo Congresso Nacional”, destacou o ministério.


“Após a sanção, cada órgão pedirá o provimento dos cargos e o ministério fará a aprovação desse pedido, autorizando a convocação. A expectativa é que essas convocações comecem a ser feitas entre o final de abril e o início de maio”, concluiu o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Publicidade


Imagem
Preso suspeito de homicídio de jornalista em Curitiba
Preso suspeito de homicídio de jornalista em Curitiba


CURSOS DE FORMAÇÃO 


A participação no curso de formação é obrigatória, eliminatória e classificatória. A aprovação do candidato nessa etapa é essencial para garantir a nomeação. O primeiro passo é realizar a matrícula na instituição organizadora, dentro do prazo estipulado, que inicia a partir da próxima semana.

Publicidade


Para cursos organizados pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a matrícula deve ser feita online pelo site da escola entre os dias 10 e 18 de março.


No caso de cursos organizados pelo Cebraspe, as datas de matrícula são distintas e é preciso ficar de olho no site.

Publicidade


“Quem não realizar a matrícula dentro do prazo será automaticamente eliminado daquele cargo”, alertou o ministério.


CADASTRO RESERVA 


Segundo o ministério, o cadastro de reserva ou banco de candidatos em lista de espera do CNPU é composto pelo dobro do número de vagas imediatas disponíveis em cada bloco, conforme previsto no edital.


“Se, nas vagas imediatas, cada participante só aparece uma vez (de acordo com a ordem de preferência estabelecida por ela no momento da inscrição), uma mesma pessoa pode estar presente em diferentes listas de espera. É como se essa pessoa tivesse feito diferentes concursos ao mesmo tempo.  Ela terá notas e posições diferentes para cada cargo ranqueado dentro do bloco temático escolhido na inscrição, de acordo com o peso que cada eixo temático tem para os respectivos cargos.”


Quem tomar posse em um cargo que seja sua terceira preferência, por exemplo, de acordo com o ministério, pode se manter no banco de candidatos para a sua primeira e segunda opções no momento da inscrição, tendo chance de ser convocado para ocupar posições melhores que surjam futuramente – se atingir os pré-requisitos. 


Imagem
Cidade inclusiva ou excludente: o Calçadão de Londrina é acessível para quem é PcD?
Ela garante que o Calçadão, um dos maiores polos de compra e venda do município, não é acessível, seja pelo piso desregular ou pelas lojas, que têm degraus tão altos que tornam impossível uma cadeira de rodas transitar sem ajuda.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo