A primeira fase do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi realizada neste domingo (13). Mais de 145 mil pessoas no Paraná fizeram as provas. A segunda etapa ocorrerá no dia 20 de novembro.
O Enem é promovido anualmente pelo Inep, autarquia do Ministério da Educação. O exame é usado como acesso à educação superior via Sisu (Sistema de Seleção Unificada), programa federal que possibilita aos estudantes ingressar nas universidades públicas e institutos tecnológicos por meio da nota obtida no Enem.
As sete universidades estaduais do Paraná utilizam a nota do exame para o ingresso nas instituições: Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (Uenp) e Estadual do Paraná (Unespar).
Leia mais:
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país
INSS inscreve até 15 de janeiro para vagas de estágio; veja regras
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
A Universidade Estadual de Londrina e a Universidade Estadual do Centro Oeste usam o Enem como fase única de parte de seus cursos.
Na UEL, as vagas são definidas pelos cursos, assim como as pontuações mínimas, enquanto na Unicentro, a exigência é não zerar a redação do Enem.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA.