13/05/21
PUBLICIDADE
Novos hábitos

Consumo consciente de água é tema de game educativo

Um game para ensinar sobre a importância da água foi lançado em agosto pelo grupo de desenvolvimento de jogos educacionais Ludo Educativo.

A iniciativa é fruto da parceria entre o Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP, e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN/CNPq), com participação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).


O objetivo do grupo de desenvolvimento de jogos educacionais é alertar crianças e adolescentes que o bem natural pode acabar e, ao mesmo tempo, ajudar a criar novos hábitos.

No EcoÁgua, o jogador administra um conjunto de chuveiros, com a responsabilidade de desligá-los no momento certo, gerando economia de água e permitindo que mais personagens tomem banho. Segundo o desenvolvedor do game, Julio César Carrega, o jogador precisa de agilidade para lidar com os registros dos chuveiros e os vapores que atrapalham sua visão. Ao mesmo tempo, recebe informações sobre a água e sobre como economizá-la.

"A mecânica do game, apesar de simples, mantém o jogador atento e ocupado com os eventos do jogo, garantindo diversão e envolvimento. Além disso, dando maior enfoque às crianças, o jogo conta com gráficos simples e coloridos, aumentando a atenção e absorção de conceitos. E, por fim, temos a escolha de um tema atual, recorrente e de grande destaque", afirmou Carrega.

O jogo EcoÁgua está disponível para download em dispositivos móveis no Google Play (clique aqui para baixar). Também é possível jogar on-line a partir do link: http://portal.ludoeducativo.com.br/pt/play/ecoaqua.

O grupo Ludo Educativo também é responsável por outros jogos, como o Ludo Simulado, uma preparação para o vestibular que pode ser jogado pelo celular ou tablet, e o Ludo Radical, em que os professores podem trabalhar com ferramentas lúdicas em sala de aula. Todos os games podem ser encontrados em: http://portal.ludoeducativo.com.br.
Agência FAPESP
PUBLICIDADE
Continue lendo
Conheça a história do escritor

140 anos de Lima Barreto: a curta vida do jornalista e escritor e a atualidade da exclusão social

13 MAI 2021 às 08h30
Entenda

Análise de cocô de 2.000 anos atrás mostra como flora intestinal mudou

13 MAI 2021 às 08h27
Cronista e escritor

A curta vida de Lima Barreto e a atualidade da exclusão social

12 MAI 2021 às 23h59
Novo decreto

Suspensão das aulas presenciais na rede municipal será prorrogada

12 MAI 2021 às 19h05
Pegadas fósseis!

Estudo confirma presença de dinossauros em Mato Grosso do Sul

12 MAI 2021 às 16h58
Gradualmente

Ensino técnico estadual do Paraná retoma atividades práticas presenciais

12 MAI 2021 às 16h14
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados