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Confira os temas que podem cair na redação do Enem

Redação Bonde
29 ago 2014 às 14:42
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Os estudantes que irão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 8 e 9 de novembro devem ficar atentos às atualidades. Temas relacionados à Copa do Mundo podem cair na prova. Este ano há um recorde de inscritos, totalizando 8.721.946 estudantes. Para esclarecer algumas dúvidas, o G1 ouviu professores de cursinhos pré-vestibular, de São Paulo, para saber de que forma o Mundial, que acaba no dia 13 de julho, pode aparecer entre as questões prova. Confira!

Diferença climática

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O clima do Brasil prejudicou e beneficiou algumas seleções, de acordo com Bruno Saneti, professor de geografia do cursinho Oficina do Estudante, questionamentos sobre as diferenças climáticas podem aparecer no exame. Ele ainda lembra que em um mesmo momento, ocorreram jogos em Manaus, sob uma temperatura de 36 graus, e em Porto Alegre, com 9 graus. A variação está relacionada à variação de altitude.

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Bactérias e vírus "importados"

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Turistas de diversas partes do mundo vieram ao Brasil, e isso pode ter provocado a entrada de novas bactérias e vírus que o país não está habituado. O professor Saneti conta que depois dos brasileiros, os americanos foram os que mais compraram ingressos para os jogos do Mundial e, nos Estados Unidos há centenas de tipos de bactérias e vírus que não existem no Brasil, portanto, as novas moléstias podem afetar seres humanos e até a produção agrícola e pecuária.


Ditadura e outras comparações históricas

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Os professores acreditam que a Copa pode abrir oportunidade de fazer comparações do momento histórico entre o período atual e os anos que foram realizados o Mundial. Para Paulo Moraes, do Anglo, há grande possibilidade de haver comparação com o ano de 1950, período em que o Brasil sediou a Copa, e era presidido por Getúlio, com os tempos atuais.


Já o professor de história do Cursinho da Poli, Fernando Rodrigues, lembra que em 2010 houve Copa na África, e o conhecimento sobre segregação racial foi cobrado nos vestibulares. No Brasil, ele afirma que conhecimentos sobre a ditadura que ocorreu em 1970 (quando o Brasil foi tricampeão), podem ser cobrados. Além disso, há também o marco de 50 anos do golpe de 64. De acordo com Rodrigues, de 26 questões que abordavam o tema Copa em vestibulares nos últimos 20 anos, 13 faziam relação com o Mundial de 1970 e a ditadura.

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Duelos e guerras


O professor Fernando também ressalta que algumas partidas da Copa podem remeter à história dos países e ambientar perguntas de história. Isto é, entre os jogos de Alemanha e França, e Espanha e Chile, houve uma suposta vingança no campo esportivo, O Chile por exemplo, foi colonizado pela Espanha e venceu a partida na Copa.

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Copa das Copas


Na opinião de Senati, as falhas identificadas na infraestrutura das cidades-sede e os protestos que ocorreram durante a Copa podem se transformar em estratégia de marketing para o governo.

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Construções urbanas


O professor de geografia e coordenador pedagógico do Anglo, Paulo Moraes, ressalta que as construções dos estádios nas cidades-sede e as alterações que tiveram de ser realizadas nas capitais no dia das partidas, podem ser introduzidas em questões sobre urbanismo. Além disso, informações sobre os estádios, como medidas, também podem embasar questões de ciências exatas.

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Turismo


A entrada e saída dos estrangeiros no país também podem aparecer como mote para questões interdisciplinares, características avaliadas podem ser os números, cultura e o contato com a diversidade.


Fuso horário


De acordo com Paulo Morais, questões sobre o fuso horário dentro e fora do Brasil em relação aos demais países do mundo devem constar no exame. "Como foi acompanhar os jogos do Japão, por exemplo, pode ser cenário de contextualização para várias perguntas", avalia.


Patriotismo

Para o professor Moraes, na redação, talvez haja a possibilidade dos alunos terem de desenvolver texto dissertativo sobre o amor pela nação e a confraternização ocasionada pelo esporte, além da onda verde e amarela.


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