Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Com livro sobre Kurosawa

Artista gráfico de Rolândia participa de festival internacional

Mateus Reginato - Redação Bonde
22 mar 2018 às 15:22
- Reprodução//Facebook
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Plana (Festival Internacional de Publicações de São Paulo) volta ao nada. Com o tema "retorno ao nada", o evento tem como objetivo fomentar projetos "não só no âmbito da cultura gráfica, mas também inspirando ideias políticas e sociais por meio de debates, conversas e encontros", como descrito no site, voltado principalmente a publicações independentes. O festival será realizado neste fim de semana, nos dias 23, 24 e 25, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Para esta edição, foram convidadas 20 editoras, artistas e produtores culturais para participar de palestras, exposições e atividades paralelas à feira.

O artista gráfico Heitor Kimura, de 27 anos, natural de Rolândia, é um dos participantes da feira, como expositor na ala de "self-publishers", artistas que se auto publicam. Kimura expõe seu "zine" - um livro independente, muitas vezes feitos por entusiastas de algum fenômeno cultural – sobre o cineasta Akira Kurosawa, responsável por filmes como "Os Sete Samurais", "Ran" e "A Fortaleza Escondida".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Kimura conheceu melhor a obra do cineasta no ano passado. "Comecei a sentir um interesse maior por Kurosawa. O nome dele aparecia em alguns textos de filosofia e imagem que eu lia." O artista já tinha tido contato com o cineasta quando criança, por meio do filme "Rapsódia em Agosto". "Esse filme me apavorava, em fez chorar e ficar sem sono em algumas cenas. Mas eu vi muito criança, porque depois percebi que não é um filme de terror", diz aos risos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Reconstrução, memória e democracia

STF abre mostra nesta terça sobre reconstrução após 8 de janeiro

Imagem de destaque
Ativismo e cultura

Masp anuncia programação LGBTQIA+ para 2024, com mostra de Mário de Andrade

Imagem de destaque
Saiba como obter

Revista em quadrinhos da Turma da Mônica esclarece sobre fake news da vacinação

Imagem de destaque
US$ 139,4 milhões

Tela de Picasso 'Mulher com Relógio' quebra recorde em leilão


O livro é todo impresso em risografia, um método semelhante à serigrafia e originalmente voltado para impressões de menor custo. A encadernação de cada uma das edições foi costurada manualmente por Kimura, totalizando 88 no total – um livro para cada ano que Kurosawa tinha. "Conforme fui me apaixonando, fui pensando, involuntariamente, em formas de expressas algumas coisas dos filmes de Kurosawa usando design gráfico. Em janeiro deste ano, eu e um grupo de amigos participamos de um workshop de risografia em São Paulo, na editora Meli-Melo Press. Lá, fiz esse projeto, aprendendo a mexer nas impressoras", diz o artista.

Publicidade


Reprodução//Facebook
Reprodução//Facebook


O trabalho de Heitor Kimura envolve design experimental, com colagens, recortes e interferências em texto. Mais obras do artista podem ser encontradas em seu perfil no Behance.
https://www.behance.net/heitorkim


GRAFATÓRIO
O Grafatório, associação cultural de Londrina, dedicada às artes visuais, dando ênfase às artes gráficas, também irá participar da Plana. Participam do Grafatório pesquisadores, designers, artistas visuais e outros profissionais ou amadores que se interessam pelo abrangente universo das artes gráficas.

Para mais informações sobre o festival, acesse o site.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade