13/04/21
PUBLICIDADE
Mostra gratuita

Biblioteca Pública recebe exposição 'Mulheres de Londrina – Pilares de uma Cidade'

A Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza abriu, nesta quarta-feira (10), a exposição "Mulheres de Londrina - Pilares de uma cidade", com telas do artista plástico Carlos Alberto Ruiz e a divulgação do livro homônimo de autoria da professora londrinense Maria Elena Bonsanino.

O espaço está montado na Sala José Antônio Teodoro, que fica no segundo andar da biblioteca, localizada na Rua Rio de Janeiro, 413, centro. O público poderá visitar a mostra até o dia 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas. A entrada é gratuita. Para tirar dúvidas e obter mais informações o telefone é o 3371-6500.


A exposição apresenta retratos de 33 mulheres que contribuíram na formação da cidade de Londrina desde a década de 1930. Elas estão presentes como personagens da obra literária de Maria Elena, 68 anos, professora aposentada da rede estadual de educação desde 1997. A publicação foi lançada oficialmente no dia 23 de fevereiro de 2017.

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook


De dona de casa à artista, a obra traz à tona histórias pessoais que refletem o protagonismo feminino em diferentes áreas de atuação, tendo como ‘pano de fundo’ a influência histórica da imigração italiana, japonesa, portuguesa, libanesa e alemã dentro desse contexto. A publicação tem fotos inéditas em cada capítulo, além da reprodução dos retratos das personagens produzidos por Carlos Alberto Ruiz (primo da autora), sob consultoria técnica e artística de Saide Maruch. A obra "Mulheres de Londrina – Pilares de uma Cidade" é resultado de três anos de dedicação, baseando-se principalmente em pesquisa oral, por amostragem.

De acordo com a diretora das Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina, Leda Maria Araújo, a intenção do Município é tornar as bibliotecas espaços mais ativos, democráticos e próximos da comunidade, com a promoção de atividades que estimulem a participação das pessoas e contemplem diferentes segmentos artísticos e culturais, exercendo, assim, seu papel social. "Queremos fortalecer nossa atuação para reverter a realidade histórica de crise e desafios que as bibliotecas, não só aqui, mas em todo o Brasil, sempre enfrentaram, trazendo uma nova configuração para esses espaços. Uma das formas de aproximar o público é valorizar a produção cultural e artística de Londrina", comentou.
Redação Bonde com N.Com
Continue lendo
Padma Patil

Atriz de Harry Porter anuncia que está grávida e recebe cumprimentos de colegas

12 ABR 2021 às 18h00
Saiba mais

Família vê timidez de Thaís como estratégia de jogo

12 ABR 2021 às 17h35
Reunião de condomínio

Tiago Leifert menciona formação de novos pódios para o Jogo da Discórdia do BBB 21

12 ABR 2021 às 17h05
Sucesso de 2004

Globoplay estreia 'Cabocla': relembre quem é quem na novela

12 ABR 2021 às 16h00
Já pensou?

Tênis de Kanye West vai a leilão e pode chegar a R$ 5,6 milhões, diz Sotheby's

12 ABR 2021 às 15h42
Já assistiu?

Susan Sarandon e Kate Winslet brilham em drama sobre eutanásia

12 ABR 2021 às 15h10
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados