Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Aprendizado

Centro de Referência, Memória e Cultura Indígena oferece visitas guiadas

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
29 dez 2016 às 12:16
- Reprodução/Facebook
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O espaço começou a funcionar em agosto deste ano e expõe quadros, fotos e artefatos da cultura material indígena. O Centro de Referência, Memória e Cultura Indígena é administrado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e tem objetivo de prover para a comunidade indígena da região um ponto de referência, valorização de sua cultura e suas memórias.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Telcia Lamônica de Oliveira, o espaço atende a uma necessidade do Município, já que Londrina é uma cidade que recebe comunidades indígenas da região. "Londrina é um município de referência para famílias indígenas do Apucaraninha, e também de outras terras indígenas. A abertura do Centro de Referência é um ganho para nós, reconhecido inclusive pelas lideranças indígenas", disse a secretária.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Centro tem várias informações sobre as tribos indígenas, especialmente a Kaingang. Segundo a antropóloga da Secretaria Municipal de Assistência Social, Marlene Oliveira, os visitantes vão poder conhecer, através de exposições, alguns quadros e artefatos. "O Centro é um espaço para atendimento e divulgação da cultura indígena. Temos os itens em exposição, e reunimos aqui todo o material que o Município possui em relação à temática indígena, como livros", contou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Reconstrução, memória e democracia

STF abre mostra nesta terça sobre reconstrução após 8 de janeiro

Imagem de destaque
Ativismo e cultura

Masp anuncia programação LGBTQIA+ para 2024, com mostra de Mário de Andrade

Imagem de destaque
Saiba como obter

Revista em quadrinhos da Turma da Mônica esclarece sobre fake news da vacinação

Imagem de destaque
US$ 139,4 milhões

Tela de Picasso 'Mulher com Relógio' quebra recorde em leilão


Marlene também falou que o local é utilizado para diversas reuniões das tribos indígenas, que envolvem também órgãos e instituições voltados a essa questão. "Esse espaço pode servir também para encontros, oficinas e seminários sobre a temática indígena".


Para visitas guiadas ao Centro de Referência, Memória e Cultura Indígena, é preciso agendar com antecedência. "Nestes casos, contaremos com a presença de dois professores indígenas Kaingang, que estarão no local para apresentar aos visitantes a comunicação sobre a cultura indígena", disse a antropóloga. O telefone para agendamento é 43 3378-0394.

O Centro fica na rua Humberto Picinin, 235, na Vila Brasil e está aberto para visitação das 8h às 16h, de segunda à sexta-feira.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade