Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Arte Cinética

David Medalla, filipino que criou esculturas de espuma, morre aos 82 anos

Folhapress
29 dez 2020 às 14:51
- Reprodução/Instagram
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O artista filipino David Medalla morreu nesta segunda (28), aos 82 anos. A informação foi divulgada por seu marido e colaborador, Adam Nankervis, no Facebook. Embora não tenha revelado a causa da morte, Nankervis afirmou na postagem que Medalla estava doente há algum tempo, e que morreu enquanto dormia em Manila, capital das Filipinas.


Medalla ficou conhecido por uma série de esculturas metamórficas de espuma produzidas a partir dos anos 1960, "Cloud Canyons", cânions de nuvens. Num mini documentário do museu britânico Tate, o artista conta que a inspiração para as obras foi ter avistado no seu quintal, ainda criança, um filipino que morreu na Segunda Guerra Mundial. A boca ensanguentada do homem borbulhava.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Exibidas em mostras internacionais como a Documenta de Kassel, em 1972, as esculturas são citadas com frequência como pioneiras da arte cinética.

Leia mais:

Imagem de destaque
Reconstrução, memória e democracia

STF abre mostra nesta terça sobre reconstrução após 8 de janeiro

Imagem de destaque
Ativismo e cultura

Masp anuncia programação LGBTQIA+ para 2024, com mostra de Mário de Andrade

Imagem de destaque
Saiba como obter

Revista em quadrinhos da Turma da Mônica esclarece sobre fake news da vacinação

Imagem de destaque
US$ 139,4 milhões

Tela de Picasso 'Mulher com Relógio' quebra recorde em leilão


Medalla chamava os "Cloud Canyons" de "arte auto-criadora", em oposição à arte autodestrutiva do seu colega alemão Gustav Metzger. Num protesto contra a ameaça nuclear nos anos 1960, Metzger misturava ácido às suas tintas, criando dessa maneira buracos na tela. As esculturas do filipino, ao contrário, se reconstruíam continuamente.

Publicidade


Medalla nasceu em Manila e estudou letras clássicas e literatura moderna na Universidade de Columbia, em Nova York. Aos 20 e poucos anos, ele se mudou para Paris, onde conquistou fãs como o artista Marcel Duchamp e o filósofo Gaston Bachelard, ambos franceses.


Sua carreira floresceu, porém, em Londres, onde Medalla fundou com Metzger e o também artista Marcello Salvadori a galeria Signals - mais tarde, o crítico Guy Brett e o curador Paul Keeler se juntariam aos sócios.


Apesar dos meros três anos de vida, de 1964 a 1967, a casa influenciou a cena artística de vanguarda ao exibir obras de nomes como Lygia Clark, Jesus Rafael Soto e Mira Schendel. Uma exposição na galeria Thomas Dane, em Londres, há dois anos, homenageou esse legado.

"Sua curiosidade, alegria e espírito alquimista desconheciam fronteiras", escreveu Nankervis sobre Medalla no Facebook.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade