Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
'Mulheres de Londrina'

Exposição aberta nesta segunda comemora os 71 anos do Colégio Estadual Vicente Rijo

Redação Bonde com assessoria de imprensa
27 mar 2017 às 09:08
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Popularmente conhecido como "Vicentão", o Colégio Estadual Vicente Rijo, em Londrina, comemora 71 anos no próximo sábado (1) e abre nesta segunda-feira (27) a semana comemorativa com a exposição "Mulheres de Londrina – Pilares de uma Cidade", com telas dos artistas plásticos Carlos Ruiz e Saide Maruch (tela da capa) e a divulgação do livro homônimo de autoria de Maria Elena Bonsanino, ex-professora da instituição. A publicação foi lançada oficialmente no dia 23 de fevereiro, em evento fechado, no Instituto Cultural José Gonzaga Vieira, em Londrina.

A mostra artística apresenta retratos das 33 mulheres de Londrina, de áreas diferentes de atuação, homenageadas na obra literária, de Maria Elena, com destaque para o setor educacional. A reprodução das pinturas integram a ilustração do livro. Entre as homenageadas, estão oito profissionais ligadas ao Colégio Estadual Vicente Rijo, além da própria autora: Gabriela Silveira Esmeraldino (zeladora predial), Elza César Teixeira (professora), Maria Natalina Lazarini Ruiz (zeladora predial), Ruthe Cesar Figueira (zeladora predial), Adercinda Pinheiro de Carvalho (diretora), Fernanda Jiran (professora), Climeny Cesar (professora) e Maria Genoveva Puccini Belucci (diretora).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"É um sentimento único poder estar expondo o meu trabalho como escritora, hoje, nesta instituição, que fez parte da minha vida durante tantos anos. É um misto de volta ao lar, mesmo sabendo que não vou encontrar as mesmas pessoas com quem dividi tantos momentos bons e difíceis...", comenta Maria Elena. "Sempre foi um grande desafio ser educador, mas percebo hoje, nos professores atuais do colégio, o mesmo entusiasmo e confiança na profissão que tínhamos. É muito importante continuar construindo o saber e dividindo o conhecimento. Sinto-me realizada em também colaborar com a educação, mesmo que seja fora de sala de aula", complementa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Reconstrução, memória e democracia

STF abre mostra nesta terça sobre reconstrução após 8 de janeiro

Imagem de destaque
Ativismo e cultura

Masp anuncia programação LGBTQIA+ para 2024, com mostra de Mário de Andrade

Imagem de destaque
Saiba como obter

Revista em quadrinhos da Turma da Mônica esclarece sobre fake news da vacinação

Imagem de destaque
US$ 139,4 milhões

Tela de Picasso 'Mulher com Relógio' quebra recorde em leilão


Com aproximadamente 2 mil alunos e 180 funcionários, o Colégio Estadual Vicente Rijo é considerado o maior de Londrina, tanto pela estrutura física quanto pelo número de alunos. "Na sexta-feira (31), teremos uma culminância da festividade com a distribuição de bolo para os alunos, apresentação de show de talentos e bate-papo com a autora do livro", adianta também a diretora Eliane Pinheiro Góis Cruz Arruda.


"A exposição e o livro é uma ótima oportunidade dos alunos conhecerem parte da nossa história, principalmente nas figuras de Adercinda Pinheiro de Carvalho e Maria Genoveva Puccini Belucci, que foram diretoras aqui por vários mandatos e trouxeram muitas contribuições para a educação", acrescenta.

A exposição ficará aberta ao público até 25 de abril, das 8h às 22h, no saguão principal do colégio. O livro pode ser adquirido no local e também na Livraria da Silvia (R. Belo Horizonte, 900) e Livrarias Curitiba (Catuaí Shopping).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade