13/04/21
PUBLICIDADE
'Mulheres de Londrina'

Exposição aberta nesta segunda comemora os 71 anos do Colégio Estadual Vicente Rijo

Popularmente conhecido como "Vicentão", o Colégio Estadual Vicente Rijo, em Londrina, comemora 71 anos no próximo sábado (1) e abre nesta segunda-feira (27) a semana comemorativa com a exposição "Mulheres de Londrina – Pilares de uma Cidade", com telas dos artistas plásticos Carlos Ruiz e Saide Maruch (tela da capa) e a divulgação do livro homônimo de autoria de Maria Elena Bonsanino, ex-professora da instituição. A publicação foi lançada oficialmente no dia 23 de fevereiro, em evento fechado, no Instituto Cultural José Gonzaga Vieira, em Londrina.

A mostra artística apresenta retratos das 33 mulheres de Londrina, de áreas diferentes de atuação, homenageadas na obra literária, de Maria Elena, com destaque para o setor educacional. A reprodução das pinturas integram a ilustração do livro. Entre as homenageadas, estão oito profissionais ligadas ao Colégio Estadual Vicente Rijo, além da própria autora: Gabriela Silveira Esmeraldino (zeladora predial), Elza César Teixeira (professora), Maria Natalina Lazarini Ruiz (zeladora predial), Ruthe Cesar Figueira (zeladora predial), Adercinda Pinheiro de Carvalho (diretora), Fernanda Jiran (professora), Climeny Cesar (professora) e Maria Genoveva Puccini Belucci (diretora).


"É um sentimento único poder estar expondo o meu trabalho como escritora, hoje, nesta instituição, que fez parte da minha vida durante tantos anos. É um misto de volta ao lar, mesmo sabendo que não vou encontrar as mesmas pessoas com quem dividi tantos momentos bons e difíceis...", comenta Maria Elena. "Sempre foi um grande desafio ser educador, mas percebo hoje, nos professores atuais do colégio, o mesmo entusiasmo e confiança na profissão que tínhamos. É muito importante continuar construindo o saber e dividindo o conhecimento. Sinto-me realizada em também colaborar com a educação, mesmo que seja fora de sala de aula", complementa.

Com aproximadamente 2 mil alunos e 180 funcionários, o Colégio Estadual Vicente Rijo é considerado o maior de Londrina, tanto pela estrutura física quanto pelo número de alunos. "Na sexta-feira (31), teremos uma culminância da festividade com a distribuição de bolo para os alunos, apresentação de show de talentos e bate-papo com a autora do livro", adianta também a diretora Eliane Pinheiro Góis Cruz Arruda.

"A exposição e o livro é uma ótima oportunidade dos alunos conhecerem parte da nossa história, principalmente nas figuras de Adercinda Pinheiro de Carvalho e Maria Genoveva Puccini Belucci, que foram diretoras aqui por vários mandatos e trouxeram muitas contribuições para a educação", acrescenta.

A exposição ficará aberta ao público até 25 de abril, das 8h às 22h, no saguão principal do colégio. O livro pode ser adquirido no local e também na Livraria da Silvia (R. Belo Horizonte, 900) e Livrarias Curitiba (Catuaí Shopping).
Redação Bonde com assessoria de imprensa
Continue lendo
Padma Patil

Atriz de Harry Porter anuncia que está grávida e recebe cumprimentos de colegas

12 ABR 2021 às 18h00
Saiba mais

Família vê timidez de Thaís como estratégia de jogo

12 ABR 2021 às 17h35
Reunião de condomínio

Tiago Leifert menciona formação de novos pódios para o Jogo da Discórdia do BBB 21

12 ABR 2021 às 17h05
Sucesso de 2004

Globoplay estreia 'Cabocla': relembre quem é quem na novela

12 ABR 2021 às 16h00
Já pensou?

Tênis de Kanye West vai a leilão e pode chegar a R$ 5,6 milhões, diz Sotheby's

12 ABR 2021 às 15h42
Já assistiu?

Susan Sarandon e Kate Winslet brilham em drama sobre eutanásia

12 ABR 2021 às 15h10
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados