Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pode isso, produção?

Facebook censura obra de Caravaggio por nudez

Agência Ansa
04 nov 2016 às 08:45
- Reprodução/Facebook
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Facebook foi acusado novamente de censura por nudez após ter bloqueado por algumas horas a página do promotor de arte brasileiro Hamilton Moura Filho Desivel, que havia publicado a imagem da tela "Amor Vincit Omnia", obra de Caravaggio datada de 1602.

"Eu fiquei chocado! Como é que eles podem bloquear uma página acusando de nudez uma obra de Caravaggio? Eu fiquei indignado. É um dos casos mais impactantes de censura do Facebook", disse Desivel à ANSA.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com ele, a rede social considerou a imagem uma violação de sua política de controle de nudez. "A cultura não pode ser bloqueada, censurada nos meios de comunição. Isso é um retrocesso. Estamos no século 21", afirmou o promotor, que é dono da galeria M Hamilton Arts, localizada em Milão, na Itália.

Leia mais:

Imagem de destaque
Reconstrução, memória e democracia

STF abre mostra nesta terça sobre reconstrução após 8 de janeiro

Imagem de destaque
Ativismo e cultura

Masp anuncia programação LGBTQIA+ para 2024, com mostra de Mário de Andrade

Imagem de destaque
Saiba como obter

Revista em quadrinhos da Turma da Mônica esclarece sobre fake news da vacinação

Imagem de destaque
US$ 139,4 milhões

Tela de Picasso 'Mulher com Relógio' quebra recorde em leilão



A obra de Caravaggio retrata um cupido nu e cercado por instrumentos musicais, como um violino e um alaúde, além de armaduras, bússolas e um manuscrito. "Vivemos em um mundo onde a cultura fica em segundo plano. O que me deixa triste é que a única coisa que pode mudar a direção que esse mundo está tomando é a cultura", acrescentou Desivel.

Publicidade


O caso, que aconteceu na última segunda-feira (31), ganhou repercussão internacional e causou uma grande revolta no promotor de arte. "O sistema quer manter esse exército de idiotas que vemos por aí porque a cultura dá a possibilidade de pensar. E quando você pensa, tem a possibilidade de mudar o seu destino", ressaltou, indignado.


Horas após o bloqueio da conta, o Facebook encaminhou um pedido de desculpas ao perfil do usuário. "Erroneamente removemos algo que você publicou. Nós pedimos desculpas e publicamos novamente o seu post", diz o texto Essa não é a primeira vez que a rede de Mark Zuckerberg censura uma publicação de Desivel. "Retiraram uma foto do artista Man Ray, que é um dos maiores artistas modernos da história. Eu publiquei uma foto dele com uma modelo que estava com os seios à mostra. Uma foto dos anos 1930. Neste caso, eles só tiraram a foto e me deram uma punição de uma semana", explicou ele.

Segundo sua política de nudez, o Facebook bloqueia "fotografias de pessoas que mostrem os genitais ou que foquem em nádegas completamente expostas". Recentemente, a rede apagou uma publicação do escritor norueguês Tom Egeland que continha a fotografia mais icônica da guerra do Vietnã, que mostra uma menina correndo nua de uma bomba de napalm


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade