Pesquisar

Canais

Serviços

Reprodução/Instagram
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Não perca!

Festival de Ilustração abre espaço para quadrinhistas e desenhistas de Maringá

Redação Bonde com assessoria de imprensa
20 mai 2021 às 17:38
Continua depois da publicidade

Maringá ganhou um festival de ilustrações, resultado do edital do Prêmio Aniceto Matti, da Secretaria de Cultura da Prefeitura. A primeira edição do Fima (Festival de Ilustração de Maringá) será entre 21 e 26 de junho. A organização já abriu as inscrições que seguem até o dia 5 de junho. Os interessados em participar devem se inscrever gratuitamente no site do evento e aguardar o resultado.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


A ideia do projeto foi do ilustrador Marcelo Goto, 32 anos, que se juntou ao amigo Kleverson Mariano. Eles avaliaram a falta de eventos desse segmento e a necessidade de divulgação do trabalho dos artistas. Elaboraram um projeto e participaram do edital do Prêmio Aniceto Matti. Foram contemplados. "Percebemos um crescimento no número de ilustradores em Maringá e com trabalhos interessantes que merecem ser conhecidos. O projeto dá essa oportunidade a eles”, justifica Goto.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade


A agenda tem workshops, exposição virtual e presencial, análise de portfólio, entre outros. A programação, maior parte online, será divulgada em breve. "A gestão Ulisses Maia favorece todos os segmentos artísticos e este projeto, especificamente, é uma vitrine. É muito gratificante saber que Maringá vive um momento em que há produções de artes gráficas. Quem ganha com isso é a nossa população”, comenta o secretário de Cultura, Victor Simião.


Além do aspecto artístico, a arte gráfica também fornece profissionais para a imprensa, publicidade, design, marketing, pintura, entre outros. Inclusive com formação profissional desde 2011, quando foi criado o curso de Artes Visuais, na Universidade Estadual de Maringá. O segmento vivia de iniciativas individuais ocasionais. Como foi em dezembro de 2018, quando um grupo de quadrinhistas de Maringá, Londrina, Mandaguari e Umuarama se reuniu num bar maringaense para o evento Risco Sem Risco. Teve exposição, palestra, debate, trocas de gibis, fanzines, pôsteres e artes originais.


Um desses participantes foi o quadrinhista Christian Sergi, que já fez inscrição no Fima e espera que seja aprovado para participar. E torce para que mais eventos apareçam na cidade, para que não precise viajar por conta própria para mostrar sua arte em outras cidades como faz com frequência. Como foi no Pixel Show, em São Paulo.

Continua depois da publicidade

Serviço: Festival de Ilustração de Maringá (Fima)
- Evento do Prêmio Aniceto Matti, da Secretaria de Cultura de Maringá
- Entre 21 e 26 de junho de 2021
- Inscrições no site do Fima .
- Instagram: @festivalfima


Continue lendo