Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Prejuízo histórico

Ibram avalia danos do tornado que atingiu o Museu das Missões

Agência Estado
27 abr 2016 às 09:40
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O tornado que passou por São Miguel das Missões na noite de domingo, 24, destruiu o Museu das Missões projetado pelo arquiteto Lúcio Costa nos anos 1930. Às 19 horas desse dia, o voluntário que abre e fecha as portas da instituição abrigou-se no interior do museu e testemunhou uma cena apocalíptica, com peças sacras missioneiras voando e o telhado sendo derrubado pela forte rajada de vento que passou pela cidade no noroeste do Rio Grande do Sul. Ontem, o presidente do Ibram - Instituto Brasileiro dos Museus, Carlos Roberto Brandão, esteve no local para fazer um levantamento preliminar dos prejuízos causados pela passagem do tornado e tomar as providências para abrigar o acervo, que chega a quase a um quinto das peças missioneiras catalogadas (500).

A passagem do tornado destelhou 70 casas do município e um hospital, atingindo cidades próximas como Rincão dos Moraes, onde uma casa foi arrancada do solo e um carro voou para o campo com a força do fenômeno. Em Missões, o museu teve suas paredes de alvenaria derrubadas e as paredes de vidro quebradas. Os estilhaços atingiram algumas peças do acervo, que está parcialmente abrigado na casa antes ocupada pelo zelador do local. As peças maiores, segundo o presidente do Ibram, foram levadas para um hotel da cidade temporariamente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


"Estamos providenciando o restauro das peças atingidas e vamos montar um laboratório para que os restauradores possam trabalhar", garantiu Brandão, que deve pedir à Casa Civil da Presidência da República uma verba emergencial para as obras de recuperação do museu e restauro das peças. "Os danos foram grandes, pois os estilhaços penetraram nas peças de madeira, 83 imagens missioneiras", contou ao Estado o presidente do Ibram.

Leia mais:

Imagem de destaque
Reconstrução, memória e democracia

STF abre mostra nesta terça sobre reconstrução após 8 de janeiro

Imagem de destaque
Ativismo e cultura

Masp anuncia programação LGBTQIA+ para 2024, com mostra de Mário de Andrade

Imagem de destaque
Saiba como obter

Revista em quadrinhos da Turma da Mônica esclarece sobre fake news da vacinação

Imagem de destaque
US$ 139,4 milhões

Tela de Picasso 'Mulher com Relógio' quebra recorde em leilão

Brandão esteve reunido com o ministro da Cultura, Juca Ferreira, que, segundo ele, ficou "sensibilizado" com a situação do museu. "O tornado revelou que as esquadrias estavam enferrujadas e que será preciso providenciar sua substituição, além das telhas coloniais destruídas com a passagem do tornado."
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade