Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
'Ruidógrafo'

Instalação sonora interativa é exposta no Sesi Londrina

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
24 ago 2017 às 10:01
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A exposição Ruidógrafo promete surpreender os londrinenses durante os meses de agosto e setembro, no Sesi Londrina. Quem espera apenas circular por um salão e parar diante de algumas obras para as contemplar, vai vivenciar uma nova experiência.

Isso porque Ruidógrafo é, na verdade, uma instalação sonora. Por meio dela, os visitantes podem acionar um botão que dispara sons e movimenta canetas, produzindo, assim, desenhos abstratos autorais que podem ser levados pra casa. A obra, que já fez sucesso entre adultos e crianças no Uruguai, fica exposta no Centro Cultural SESI/AML até o dia 10 de setembro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



Ruidógrafo surgiu da pesquisa do artista sonoro e músico improvisador Marcelo Armani. Gaúcho, em 2016 ele participou de uma residência artística chamada Sala Taller IV, no Espacio de Arte Contemporáneo de Montevidéu, onde foi gerada a instalação exposta no Sesi Londrina. "A interação com o público funcionou muito bem no Uruguai, em especial entre as crianças, que participam do processo com muita empolgação. Acredito que em Londrina o mesmo se dará", explica Marcelo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Reconstrução, memória e democracia

STF abre mostra nesta terça sobre reconstrução após 8 de janeiro

Imagem de destaque
Ativismo e cultura

Masp anuncia programação LGBTQIA+ para 2024, com mostra de Mário de Andrade

Imagem de destaque
Saiba como obter

Revista em quadrinhos da Turma da Mônica esclarece sobre fake news da vacinação

Imagem de destaque
US$ 139,4 milhões

Tela de Picasso 'Mulher com Relógio' quebra recorde em leilão


A estrutura da instalação sonora é composta por alto-falantes, amplificador, botão e canetas montadas sob uma mesa. "Essa estrutura é utilizada para produzir os desenhos de ordem abstrata e aleatória a partir da reprodução de paisagens sonoras e da composição de peças criadas pela síntese de áudio. A ideia é expressar relações incidentais entre o tempo, a frequência, o silêncio e a amplitude", esclarece o artista.

Além da instalação interativa, serão expostos desenhos de autoria de Marcelo Armani que foram elaborados por meio da estrutura exposta a fim de inspirar os visitantes a produzirem as suas próprias obras.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade