17/04/21
PUBLICIDADE
"Meu Coração de Polaco Voltou"

Leminski retorna ao Ecomuseu da Itaipu com exposição inédita

O Ecomuseu abre no próximo dia 8 de março, às 19 horas, duas novas exposições. "Meu Coração de Polaco Voltou" marca o retorno de Paulo Leminski ao museu, quase quatro anos após "Múltiplo Leminski", que recebeu cerca de 130 mil visitantes, um recorde para o espaço cultural mantido pela Itaipu Binacional em Foz do Iguaçu. Paralelamente, "Poeta Alice" mostra a produção poética e musical de Alice Ruiz, que foi casada com Leminski. As duas mostras permanecerão até 30 de setembro de 2017.

"Meu Coração de Polaco Voltou" é uma exposição que revela as origens e as influências polonesas na obra de Paulo Leminski. Os assuntos são divididos por temas e a mostra é composta por painéis, com cerca de 40 peças originais: fotos do acervo particular, livros e documentos do artista.


Adenésio Zanella/Itaipu Binacional
Adenésio Zanella/Itaipu Binacional


Também será exibido o documentário "Vida e Sangue de Polaco" do premiado diretor Sylvio Back, no qual Paulo Leminski faz um depoimento sobre sua descendência polonesa. A exposição foi aberta ao público pela primeira vez em Curitiba, na Casa de Cultura Polônia Brasil, em 2015.

"Poeta Alice" apresenta a trajetória de vida e a produção poética e musical da artista curitibana até os dias de hoje. Entre os cerca de 200 itens que compõem as ambientações e abordam diferentes aspectos da obra estão: fotos, vídeos, quadros, prêmios, livros e documentos originais distribuídos em espaços que traduzem a personalidade e o universo da artista.

Leminski

Paulo Leminski Filho nasceu em Curitiba (PR) em 1944 e faleceu em junho de 1989. Neto de colonos poloneses, tinha ascendência negra por parte da mãe. Sua curiosidade o levou a buscar os mais diferentes tipos de informação, desde a infância, e o aproximando de inusitados grupos sociais. Entre suas atividades, foi poeta, biografista, professor, judoca, letrista, publicitário e tradutor. Sua produção contempla as décadas de 1960, 1970 e 1980, períodos de grandes mudanças no país.

Serviço:

O que: Exposições "Meu Coração de Polaco Voltou", de Paulo Leminski, e "Poeta Alice", de Alice Ruiz.
Quando: de 8 de março a 30 de setembro de 2017.
Onde: Ecomuseu da Itaipu.

O Ecomuseu está aberto de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. Ingresso: R$ 12,00 (moradores dos municípios lindeiros ao lago de Itaipu não pagam entrada). Mais informações: www.turismoitaipu.com.br.
Redação Bonde com Assessoria
Continue lendo
Estável

Cantor Jorge Aragão é internado e passa por cateterismo

16 ABR 2021 às 17h20
Veja o vídeo

Grupo de k-pop viraliza na web cantando música de Gusttavo Lima

16 ABR 2021 às 17h00
'Nunca mais me chamou'

Atriz diz que apertou botão do pânico na casa de Tom Cruise e acabou com jantar

16 ABR 2021 às 16h18
Entenda

Lil Nas X é criticado por suposto vídeo de sua mãe pedindo esmola; pai defende filho

16 ABR 2021 às 16h00
Após sentir dores

Mulher Filé fará cirurgia às pressas por complicações nas próteses de silicone

16 ABR 2021 às 15h45
Canção eterna

Música mais rentável de Roberto Carlos em 2020 foi inspirada na 1ª mulher

16 ABR 2021 às 15h20
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados