Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
"Meu Coração de Polaco Voltou"

Leminski retorna ao Ecomuseu da Itaipu com exposição inédita

Redação Bonde com Assessoria
04 mar 2017 às 08:19
- Adenésio Zanella/Itaipu Binacional
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Ecomuseu abre no próximo dia 8 de março, às 19 horas, duas novas exposições. "Meu Coração de Polaco Voltou" marca o retorno de Paulo Leminski ao museu, quase quatro anos após "Múltiplo Leminski", que recebeu cerca de 130 mil visitantes, um recorde para o espaço cultural mantido pela Itaipu Binacional em Foz do Iguaçu. Paralelamente, "Poeta Alice" mostra a produção poética e musical de Alice Ruiz, que foi casada com Leminski. As duas mostras permanecerão até 30 de setembro de 2017.

"Meu Coração de Polaco Voltou" é uma exposição que revela as origens e as influências polonesas na obra de Paulo Leminski. Os assuntos são divididos por temas e a mostra é composta por painéis, com cerca de 40 peças originais: fotos do acervo particular, livros e documentos do artista.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



Também será exibido o documentário "Vida e Sangue de Polaco" do premiado diretor Sylvio Back, no qual Paulo Leminski faz um depoimento sobre sua descendência polonesa. A exposição foi aberta ao público pela primeira vez em Curitiba, na Casa de Cultura Polônia Brasil, em 2015.

Leia mais:

Imagem de destaque
Reconstrução, memória e democracia

STF abre mostra nesta terça sobre reconstrução após 8 de janeiro

Imagem de destaque
Ativismo e cultura

Masp anuncia programação LGBTQIA+ para 2024, com mostra de Mário de Andrade

Imagem de destaque
Saiba como obter

Revista em quadrinhos da Turma da Mônica esclarece sobre fake news da vacinação

Imagem de destaque
US$ 139,4 milhões

Tela de Picasso 'Mulher com Relógio' quebra recorde em leilão


"Poeta Alice" apresenta a trajetória de vida e a produção poética e musical da artista curitibana até os dias de hoje. Entre os cerca de 200 itens que compõem as ambientações e abordam diferentes aspectos da obra estão: fotos, vídeos, quadros, prêmios, livros e documentos originais distribuídos em espaços que traduzem a personalidade e o universo da artista.

Publicidade


Leminski


Paulo Leminski Filho nasceu em Curitiba (PR) em 1944 e faleceu em junho de 1989. Neto de colonos poloneses, tinha ascendência negra por parte da mãe. Sua curiosidade o levou a buscar os mais diferentes tipos de informação, desde a infância, e o aproximando de inusitados grupos sociais. Entre suas atividades, foi poeta, biografista, professor, judoca, letrista, publicitário e tradutor. Sua produção contempla as décadas de 1960, 1970 e 1980, períodos de grandes mudanças no país.

Publicidade


Serviço:


O que: Exposições "Meu Coração de Polaco Voltou", de Paulo Leminski, e "Poeta Alice", de Alice Ruiz.
Quando: de 8 de março a 30 de setembro de 2017.
Onde: Ecomuseu da Itaipu.

O Ecomuseu está aberto de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. Ingresso: R$ 12,00 (moradores dos municípios lindeiros ao lago de Itaipu não pagam entrada). Mais informações: www.turismoitaipu.com.br.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade