Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Nesta quinta-feira

Museu Histórico de Londrina abre exposição celebrando os 20 anos da Cáritas na cidade

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
14 set 2016 às 11:59
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Acontece na quinta-feira, dia 15 de setembro, às 20 horas, no Museu Histórico de Londrina a abertura da exposição "Presenças Invisíveis no Norte do Paraná", celebrando os 60 Anos da Cáritas Brasileira e os 20 Anos da Cáritas em Londrina.

A exposição tem o objetivo de mostrar o papel importante que a Cáritas exerce na sociedade como o atendimento a imigrantes, migrantes e refugiados que chegam ao Brasil e às cidades onde a Entidade atua com trabalhos voluntários de Pastorais e Campanhas de acolhimento e inserção na sociedade onde vão viver.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo dados da Cáritas Londrina, levantamento de imigrantes que aqui chegaram nos anos de 2010: Guiné Bissau; 2011: Sudão; 2012: Paquistão, Argentina, França, Haitianos; 2013: Cuba, Guiné Bissau, Haiti, Bangladesh; 2014: Haiti, Bangladesh, Guiné Bissau, Síria, Colômbia, Senegal, Paquistão, Portugal; 2015: Angola, Bangladesh, Bolívia, China, Colômbia, Guiné Bissau, Haiti, Irã, Marrocos, Paquistão, Paraguai, Portugal, Síria, Venezuela. Atualmente 2000 pessoas são assistidas na região.

Leia mais:

Imagem de destaque
Reconstrução, memória e democracia

STF abre mostra nesta terça sobre reconstrução após 8 de janeiro

Imagem de destaque
Ativismo e cultura

Masp anuncia programação LGBTQIA+ para 2024, com mostra de Mário de Andrade

Imagem de destaque
Saiba como obter

Revista em quadrinhos da Turma da Mônica esclarece sobre fake news da vacinação

Imagem de destaque
US$ 139,4 milhões

Tela de Picasso 'Mulher com Relógio' quebra recorde em leilão


O trabalho (na nossa região) se intensificou em 2012 com refugiados vindos do Haiti após terremoto no país em 2010 que resultou em milhares de pessoas e famílias chegando ao Brasil e posteriormente à Londrina.

Publicidade


A Exposição ocupará as três Salas de Mostra Temporária com a seguinte disposição: as duas primeiras salas vão dar ênfase a todos os imigrantes atendidos pela Instituição, com fotografias e objetos de seus países ou da Região de origem e ilustrações de alunos de Design e Moda da UEL, nos convidando para reconhecer e acolher os recém-chegados. A terceira sala vai enfatizar o papel da Cáritas, sua fundação e os serviços a que se dedica.



Cáritas Brasileira

Publicidade


Fundada em 12 de novembro de 1956, é uma das 164 organizações-membros da Rede Cáritas Internacional presentes no mundo. Nacionalmente a Cáritas é um organismo da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB. Está organizada em uma rede com 183 entidades-membros, 12 regionais e uma sede nacional. Atua em 450 municípios, sendo presença solidária junto às pessoas mais empobrecidas, necessitadas, excluídas e em situação de risco.


Cáritas de Londrina

Publicidade


Criada em 1996 por iniciativa de Dom Albano Cavalin que com outras pessoas, teve a idéia de criar na Igreja de Londrina, um setor que irradiasse iniciativas na área social de cunho solidário, diante da grave situação de vulnerabilidade e exclusão que vivia grande parte da população de Londrina. Palavras de Dom Albano: "Quando vi o mapa da fome na cidade de Londrina, senti que era preciso dar uma resposta numa cidade com tanta riqueza. Lembrei-me de Jesus e da sua reclamação: "Tive fome, tive sêde, prisioneiro, migrante, estive nú na pessoa do pobre e o pobre sou eu; Jesus". Então apelei para um organismo da Igreja que tem um nome simpático: Cáritas, que significa caridade, amor, e que pudesse dar uma resposta verdadeira e séria a esses problemas. Quanto à Cáritas, é um eco das preocupações, bondade e da solidariedade de Jesus, continuando sua missão através dessa obra aqui em Londrina, que vive o evangelho do Senhor ".


A Cáritas até hoje tem pautado suas ações na garantia e defesa dos direitos humanos de pessoas e grupos que se encontram em situação de risco. Esse trabalho é realizado em rede, trabalham juntamente com todas as ações sociais da arquidiocese de Londrina: entidades sociais, movimentos, pastorais sociais, organismos políticos, com uma articulação no estado e com outros entes situados em outras unidades da federação, com destaque para o trabalho conjunto voltado para as situações de migração em parceria com entidades como o instituto de Migrações e Direitos Humanos e o Serviço Pastoral do Migrante.


A Missão é testemunhar e anunciar o evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo a vida e participando da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural, junto às pessoas em situação de exclusão social. "Mais que comum dos dias, olhei o mais que pude os rostos dos pobres, gastos pela fome, esmagados pelas humilhações, e neles descobri teu rosto, Cristo Ressuscitado! " Dom Helder Câmara.

A exposição ficará aberta ao público de 18 de setembro a 30 de outubro de 2016 nos horários de visitação do Museu. O Museu Histórico de Londrina, pede às pessoas que vierem visitar a exposição que tragam, se possível, 1 quilo de alimento não perecível para ser entregue à Cáritas de Londrina. O Museu fica na Rua Benjamin Constant, 900 - Centro (antiga Estação Ferroviária). Mais informações pelo telefone (43) 3323-0082.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade