Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Década de 30 e 50

Museu Histórico sedia exposição "Nordestinos em Londrina"

Redação Bonde com assessoria de imprensa
15 jul 2016 às 15:43
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Neste sábado (16), às 10h30, no Museu Histórico de Londrina, acontece o lançamento do 13º Boletim Museu Histórico de Londrina e abertura da exposição "Nordestinos em Londrina" baseada em fotos, documentos e entrevistas encontrados no acervo do museu, de pessoas que vieram do Nordeste entre a década de 30 e 50. O evento é aberto à comunidade e é realizado em parceria com o Projeto Educação Patrimonial em Londrina, patrocinado pela Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). O Museu fica na Rua Benjamin Constant, 900.

Segundo o coordenador do projeto, Leandro Henrique Magalhães, o objetivo da exposição é trabalhar com a percepção que se tem com relação às pessoas que constituíram e formaram a cidade. "Quando trabalhamos o projeto nas escolas e discutimos esta construção da cidade, a percepção foi de que os nordestinos vieram à Londrina para uma situação desfavorável e isso não é verdade, muitos se tornaram médicos e políticos, por exemplo. Então nossa ideia é dar uma outra percepção com relação a este grupo que veio para a cidade", disse.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



Além disso, a intenção do projeto é mostrar, também, a importância da presença nordestina na região de Londrina e proximidades, tendo como referência algumas de muitas das famílias que chegaram na cidade, como Meton Araújo e Raimundo Maia Campos Júnior, do Ceará; Dalton Paranaguá, do Piauí; Família Palhano vinda do Maranhão; os irmãos Geir, Elizabeth e Joelina da Silva, vindos de Sergipe; Gilberto Rodrigues da Cruz, Maria Nilza da Silva e Maria Soares de Jesus, de Pernambuco.

Leia mais:

Imagem de destaque
Reconstrução, memória e democracia

STF abre mostra nesta terça sobre reconstrução após 8 de janeiro

Imagem de destaque
Ativismo e cultura

Masp anuncia programação LGBTQIA+ para 2024, com mostra de Mário de Andrade

Imagem de destaque
Saiba como obter

Revista em quadrinhos da Turma da Mônica esclarece sobre fake news da vacinação

Imagem de destaque
US$ 139,4 milhões

Tela de Picasso 'Mulher com Relógio' quebra recorde em leilão


Sobre o projeto – O Projeto Educação Patrimonial em Londrina promove um conjunto de ações desenvolvidas por equipe multidisciplinar de profissionais a partir da iniciativa da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Londrina, por meio de sua Diretoria de Patrimônio Artístico e Histórico-Cultural. Realizado desde 2005, o objetivo é a valorização das identidades e memórias que compõem o Patrimônio Cultural Londrinense, a partir das atividades e produtos vinculados tanto a educação formal quanto a informal.

Dessa forma, uma série de ações vem sendo desenvolvidas, gerando produtos que dão subsídios aos professores da rede de ensino do município de Londrina e a agentes culturais, que atuam como disseminadores do projeto, incluindo materiais didáticos, cursos e eventos de capacitação, além de oficinas, eventos e exposições.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade