Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mais de 20 mil de imagens

Retratos de Londrina: projeto apresenta obra do fotógrafo Haruo Ohara

Redação Bonde
26 jul 2016 às 14:28
- Haruo Ohara/Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O projeto Estação Londrina terá sua terceira edição no dia 27 de julho, quarta-feira, a partir das 19h30, na DaP – Divisão de Artes Plásticas da UEL, com um convidado especial: o fotógrafo londrinense Saulo Haruo Ohara. Neto do fotógrafo japonês Haruo Ohara (1909-1999), Saulo irá apresentar e comentar a obra do seu avô, possivelmente o nome mais importante da produção visual de Londrina.

Nascido em 1909 no Japão, Haruo veio ao Brasil ainda muito jovem, chegando a Londrina logo no período da fundação da cidade. Ao longo de cinco décadas, Ohara produziu mais de 20 mil imagens de Londrina e região, acervo que está presente desde 2008 no Instituto Moreira Salles – IMS no Rio de Janeiro. Em 2003, os escritores londrinenses Rogério Ivano e Marcos Losnak lançaram a biografia ‘Lavrador de Imagens’. Entre 2009 e 2010, o Instituto Moreira Salles – Rio de Janeiro realizou uma exposição com as obras do Haruo que percorreu cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Londrina. Em 2010, o cineasta Rodrigo Grota lançou o curta-metragem Haruo Ohara no Festival de Cinema de Gramado, conquistando 5 prêmios, incluindo Melhor Filme e Melhor Fotografia. Em 2014, o Festival É Tudo Verdade / It’s All True criou um projeto gráfico composto apenas por fotos de Haruo. Em 2015, o canal NHK produziu dois documentários tematizando a obra de Ohara. Nesse mesmo ano, no Reino Unido, o acadêmico Ed King, da University of Cambridge, publicou o livro Virtual Orientalism in Brazilian Culture com destaque para análise da obra do fotógrafo nipo-brasileiro em um dos capítulos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Elogiada pelo blog do The New York Times, a obra de Haruo está sendo constantemente redescoberta, tanto que desde abril desse ano suas fotos têm percorrido Museus de Arte no Japão, em um projeto que já passou pela cidade de Kochi e agora está na cidade de Itami.

Leia mais:

Imagem de destaque
Reconstrução, memória e democracia

STF abre mostra nesta terça sobre reconstrução após 8 de janeiro

Imagem de destaque
Ativismo e cultura

Masp anuncia programação LGBTQIA+ para 2024, com mostra de Mário de Andrade

Imagem de destaque
Saiba como obter

Revista em quadrinhos da Turma da Mônica esclarece sobre fake news da vacinação

Imagem de destaque
US$ 139,4 milhões

Tela de Picasso 'Mulher com Relógio' quebra recorde em leilão

Formado por professores e estudantes da UEL, o projeto Estação Londrina é coordenado por Frederico Fernandes, professor associado do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Londrina. A ideia é promover encontros voltados à reflexão sobre a identidade cultural de Londrina em suas múltiplas manifestações. Criado em maio desse ano, o projeto é aberto a todos os interessados, e deve realizar eventos sobre a cultura local a cada três semanas em lugares variados. A Dap Plásticas – Divisão de Artes Plásticas da UEL, palco dessa terceira edição, fica na Avenida JK, 1973, no centro de Londrina. O evento tem entrada gratuita.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade