Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Curitiba

Museu Paranaense comemora 136 anos com eventos especiais

Agência Estadual de Notícias
19 set 2012 às 17:39
Continua depois da publicidade

Para comemorar os 136 anos do Museu Paranaense, uma programação especial será realizada na semana de 23 a 29 de setembro. Debates, abertura de exposição, visitas guiadas e apresentação musical, com entrada gratuita, marcam o aniversário do terceiro museu mais antigo do Brasil.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

A Semana do Museu Paranaense será aberta no domingo (23), às 11 horas, com apresentação da Big Belas Band, da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Nesse dia haverá visitas guiadas, das 12 às 15 horas, com funcionários caracterizados com roupas de época.

Continua depois da publicidade


Ainda no domingo será aberta a exposição "O Mundo do Trabalho", que faz uma reflexão sobre as diferentes formas de afazeres, entre intelectual e braçal, feminino, masculino e infantil, rural e urbano. Também haverá palestra - "Um Olhar para o Museu Paranaense" - das 12 às 14 horas, com o professor Cláudio Ogliari e convidados.


Nos dias 25, 26 e 27, das 14 às 17 horas, haverá três mesas redondas. A primeira tem como tema a "Origem e extinção da megafauna pleistocênica na América do Sul", com o palestrante Fernando Sedor e a debatedora Cláudia Parellada. A seguinte é sobre "Museus contra a violência urbana", com Rhodrigo Deda e Guilherme Durães. E a última será sobre "A função social dos museus", comVilma Chiara e Márcia Kersten.

Continua depois da publicidade


Durante toda a semana serão oferecidas visitas guiadas às exposições, sempre das 11h30 às 13h30. A programação integra a Primavera dos Museus, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).


Acervo – O acervo do Museu Paranaense é composto por 400 mil itens, entre os quais objetos raros. O visitante vai encontrar uma grande quantidade de artefatos indígenas, documentos, telas, objetos, fotos, livros e uma coleção de moedas, cédulas e medalhas doada pelo antigo Banco do Estado do Paraná.


História – Idealizado por Agostinho Ermelino de Leão e José Candido Murici, o Museu Paranaense foi inaugurado no dia 25 de setembro de 1876, no Largo da Fonte – hoje Praça Zacarias, em Curitiba – com um acervo de 600 peças, entre objetos, artefatos indígenas, moedas, pedras, insetos, pássaros e borboletas. Foi o primeiro espaço do gênero no Paraná e o terceiro no Brasil.


Em 1882, transformou-se em órgão oficial de governo, passou a receber contínuas doações e se converte em um centro de instrução e pesquisa. Desde a sua inauguração o Museu Paranaense ocupou seis sedes, até fixar-se na atual, o Palácio São Francisco.


Serviço

Semana comemorativa aos 136 anos do Museu Paranaense
Data: de 23 a 29 de setembro
Local: Museu Paranaense
Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba.


Continue lendo