O carnaval terminou oficialmente às 12h da última quarta-feira (6), mas a folia continua a todo o vapor no Rio de Janeiro, neste fim de semana. São 42 blocos previstos para desfilar nas ruas da cidade - entre eles os chamados megablocos da cantora Anitta e o Monobloco. No sambódromo, na noite de sábado (9) é a vez do desfile das escolas campeãs, lideradas pela Estação Primeira de Mangueira, a grande campeã do carnaval deste ano.
O Bloco das Poderosas, de Anitta, desfila no centro do Rio a partir das 9h da manhã do sábado e no dia seguinte, ela se apresenta em São Paulo. Cinquenta foliões com deficiência auditiva vão participar da festa com mochilas - cedidas por um dos patrocinadores - que vibram de acordo com a música. A ideia é integrá-los à folia. A cantora promete outras surpresas em sua quarta participação no carnaval carioca.
"Estou muito animada para o bloco de 2019", afirmou a cantora, em comunicado oficial. "É o meu quarto ano aqui no Rio de Janeiro, que é a minha cidade. Tenho certeza que será especial. Estarei acompanhada de convidados incríveis, mas tenho mais algumas surpresas para vocês."
Leia mais:
Paulo Miklos, ex-vocalista dos Titãs, é internado na UTI em hospital de SP
Helena, filha de Neymar e Amanda Kimberlly, é hospitalizada
Andressa Urach termina namoro com ator pornô após oito dias
Selena Gomez e Benny Blanco ficam noivos
Além do Bloco das Poderosas, vão desfilar pelo menos mais 20 blocos, ao longo de todo o sábado, em diferentes pontos da cidade. Entre eles, Bafafá, em Ipanema; Quizomba, na Lapa; Chulé de Santa, em Santa Teresa; Sepulta Carnaval, no Engenho de Dentro; e Sambando no Miudinho, em Madureira.
À noite, a festa será no sambódromo, com o desfile das seis escolas do grupo especial mais bem colocadas no carnaval. O destaque, claro, vai para a Mangueira, grande vencedora deste ano, com um enredo que exalta os heróis invisíveis da história do Brasil, "Histórias para ninar gente grande", entre eles a vereadora assassinada no ano passado, Marielle Franco.
Com um samba enredo que caiu na boca do povo, a escola promete emocionar novamente. Mas quem for ao sambódromo para ver a Mangueira, vai ter que ter paciência. O desfile começa às 21h15, com a apresentação da Mocidade, e segue com Salgueiro, Portela, Vila Isabel e Viradouro. A Mangueira encerra a festa, a partir das 2h40. Ainda há ingresso disponíveis no site da Liga das Escolas de Samba do Rio, Liesa.
No domingo, não tem descanso. O Monobloco é a grande atração pela manhã, a partir das 8h, no Centro do Rio. Mas estão previstos os desfiles de pelo menos 15 outros blocos, na zona sul, zona norte e no centro. O Bloco da Ressaca, em Pedra de Guaratiba, encerra os festejos a partir das 20h, na zona oeste.