Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em 1965

Bob Dylan é acusado de abusos sexuais contra garota de 12 anos

Folhapress
17 ago 2021 às 14:13
- Reprodução/Instagram
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O cantor e compositor Bob Dylan, 80, está sendo acusado de ter cometido abuso sexual contra uma menina de 12 anos, segundo informações de publicações como as revistas especializadas Rolling Stone e Pitchfork.


A queixa-crime foi oferecida à Justiça de Nova York na sexta-feira (13), horas antes de terminar o prazo concedido por uma lei estadual para que as pessoas que sofreram abuso sexual na infância, cujos crimes já prescreverem, acionassem o Poder Judiciário nova-iorquino.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A suposta vítima, que se identifica como J.C, tem hoje 68 anos e vive no estado americano de Connecticut, diz que Dylan cometeu sucessivos crimes sexuais contra ela ao longo de seis semanas, entre abril e maio de 1965, quando ela era pré-adolescente e ele, um músico estabelecido.

Leia mais:

Imagem de destaque
Após internação

Ney Matogrosso ironiza estado de saúde após boatos

Imagem de destaque
Mulheres

Todas nós passamos, diz Paolla Oliveira sobre situações mostradas no especial 'Falas Femininas'

Imagem de destaque
Aos 16 anos

Quanto Melody fatura por mês e de onde vem sua fortuna?

Imagem de destaque
Primeiro

Nasce o filho de Luva de Pedreiro, Davi Cristiano Ronaldo


J.C. afirma que "Dylan se aproveitou de seu status como músico para conquistar a sua confiança e assim abusar dela", segundo os termos da ação, obtida pela Pitchfork. Ainda segundo a publicação, a suposta vítima alega que o cantor oferece drogas e álcool e abusou dela vária vezes. Isso teria acontecido no hoje icônico hotel Chelsea, em Manhattan, que nos ano 1960 e 1970 hospedou dezenas de artistas na cidade de Nova York.

Publicidade


Os advogados de J.C. dizem que o suposto abuso teria provocado danos físicos e psicológicos duradouros, e que ela busca reparação financeira cujo montante será fixado pelo júri designado para o caso.


À revista Rolling Stone, os representantes de Dylan negaram as acusações e disseram que "as acusações de mais de 56 anos são mentirosas e serão vigorosamente rebatidas". Já Daniel W. Isaacs, advogado que atua no caso pelo lado de J.C., afirmou que as alegações serão comprovadas em juízo.

Publicidade


Essa não é a única batalha judicial travada pelo músico. Pouco antes de a queixa ser oferecida, a Justiça negou provimento a outra ação contra Dylan, essa referente a uma disputa por direitos autorais.


A viúva de Jacques Levy, um dos coautores das letras do cantor, moveu uma ação contra o compositor alegando que ele e seu marido tinham um acordo de repartir dividendos referentes ao álbum "Desire", lançado em 1976. Com isso, ela teria direito a uma parte do acordo de US$ 300 milhões que Dylan firmou ao vender seu catálogo de canções à Universal.

Publicidade


A Justiça, contudo, entendeu que nesse caso Dylan é dono de todos os royalties e que ação não deveria prosperar.


Um dos maiores compositores da história da música americana, Bob Dylan venceu o Nobel de Literatura em 2016 "por ter criado novas expressões poéticas na grande tradição musical americana" – façanha inédita para um músico e uma das decisões mais radicais da história do prêmio.

Publicidade


Em 1965, ano em que, segundo a queixa-crime, ele teria cometido os abusos sexuais contra J.C., o cantor passava por uma guinada em sua carreira e tinha passado a adotar instrumentos elétricos, como a guitarra, em suas composições, o que gerou críticas entre fãs e seus colegas do folk.


Ele também passou a se vestir de forma diferente, abandonando o jeans e camisa por um visual mais próximo do de roqueiros como os Beatles, com botas e óculos escuros.


Naquele ano para lá de intenso, Dylan lançou discos centrais dentro de sua obra, como "Bringing It All Back Home", que traz músicas como "Subterranean Homesick Blues" e "Mr. Tambourine Man", e "Highway 61 Revisited", de onde saiu "Like a Rolling Stone".

Foi em novembro de 1965 que ele se casou com Sara, sua primeira mulher, com quem teve quatro filhos e de quem se divorciou 12 anos depois.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade