"Brincadeira de mau gosto, de brasileiros, na Rússia com uma mulher que sequer sabia o que estava repetindo. Não é engraçado. É machismo. Misoginia. E vergonha. Muita vergonha. #MachismoNaCopa #NãoPassarão"
Em postagem feita na sua conta do Instagram, a apresentadora do programa "Amor e Sexo" (Globo), Fernanda Lima, se posicionou em relação ao vídeo de um grupo de torcedores brasileiros que constrangem uma estrangeira durante a Copa do Mundo na Rússia. O vídeo viralizou na internet quando foi postado nesse domingo (17), mesmo dia em que o Brasil estreou no campeonato e empatou com o time da Suíça.
O registro mostra os brasileiros cercando uma mulher estrangeira e cantando "b..... rosa" e "essa é bem rosinha", em referência a sua genitália. Sem saber o que eles estão falando, ela se empolga e canta junto na cena que acabou gerando comentários de repúdio em todo o país. Classificado como misógino e machista, o vídeo despertou a indignação de diversas pessoas nas redes sociais.
Leia mais:
Nando Reis abre o jogo sobre alcoolismo e vício em drogas
'Por US$ 500 mil, nunca mais', diz Whindersson Nunes sobre sarrada
Ator de 'Emily em Paris' discorda do rumo de personagem e não descarta abandonar a série
Leonardo consegue tirar nome de lista do trabalho escravo após fiscalização em fazenda
Outras celebridades também se posicionaram em relação à polêmica. Nathalia Dill, protagonista da novela "Orgulho e Paixão" (Globo), escreveu em seu Instagram: "Não é engraçado. É machismo, misoginia e vergonha, muita vergonha".
A parlamentar Maria do Rosário (PT-RS) compartilhou um tweet com um trecho do vídeo original e escreveu: "Risadas idiotas. Vergonha desses caras em grupo, se achando engraçados dizendo idiotices ao redor de uma garota. Façam isso com um russo bem grandão! Retuitei só pra dizer que esses babacas podem ter grana pra chegar lá mas não representam o Brasil."
Risadas idiotas. Vergonha desses caras em grupo, se achando engraçados dizendo idiotices ao redor de uma garota. Façam isso com um russo bem grandão! Retuitei só pra dizer que esses babacas podem ter grana pra chegar lá mas não representam o Brasil. https://t.co/ysQhcVv7kN
Publicidade Maria do Rosario (#LulaLivre) (@mariadorosario) 17 de junho de 2018
Já a atriz e apresentadora Georgiana Goes compartilhou um print do vídeo com o seguinte comentário: "Enquanto o Itamaraty orienta que os torcedores brasileiros evitem gestos de afeto em público na copa, o machismo segue solto desrespeitando mulheres, objetificando e ridicularizando como fizeram com essa torcedora russa. Alguma coisa está fora da ordem...Me recuso a postar o video... Não é engraçado. É machismo. Misoginia. E vergonha. Muita vergonha. #MachismoNaCopa#machistasnãopassarão #NãoPassarão"
Até terça-feira (19), a postagem da apresentadora Fernanda Lima no Instagram já tinha mais de um milhão de visualizações e 20 mil comentários, a maioria condenando a atitude dos brasileiros.