A conquista de "likes" no Instagram - aqueles corações que simbolizam que a publicação foi curtida pelos seguidores - sempre foi valiosa para personalidades em geral. Artistas, cantores, atores e influenciadores digitais possuem uma ambiguidade de sentimentos.
Receber aprovação do público em geral, a conhecida "chuva de likes", é sinônimo de êxito e carisma. Por outro lado, há quem diga que tal disputa possa causar instabilidade emocional e uma certa cobrança para estar sempre em alta.
A partir desta quinta-feira (18), a rede social torna invisível o botão de curtidas para os seguidores. Portanto, apenas o dono do perfil é capaz de visualizar quem e quantos corações recebeu pela publicação.
Leia mais:
Diogo Melim pede a namorada em casamento no Japão
Selton Mello comemora os 2 milhões de espectadores de 'Ainda Estou Aqui'
Luan Santana e Jade Magalhães se casam em cerimônia intimista em São Paulo
Nego Di pode ser preso de novo após post de advogadas
A iniciativa foi comemorada por personalidades, como o cantor Luan Santana. "Somos mais que números e aprovações. Somos além! Temos motivo para celebrar hoje, parabéns amigos do Instagram", comemorou. Nessa publicação, que ainda manteve a possibilidade de curtidas, ele recebeu quase duzentos mil corações.
A atriz Cleo, filha de Glória Pires, também apareceu no Instagram para comemorar o fim da ferramenta de aprovação virtual: "Quem vê like não vê coração", escreveu na legenda da foto.
Kéfera Buchmann também falou sobre a disputa por aprovação nas redes sociais. Para a atriz, a medida vai preservar o lado emocional das pessoas. "Eu amei a mudança. O desespero por likes e comparações agora acabou! Liberdade para produzir o conteúdo que quisermos sem pensar no que irá impressionar os outros. Ufa! Viva a saúde mental de todos nós", escreveu.
Para Andressa Ferreira, esposa de Thammy Miranda, o fim dos "likes" pode ajudar alguns internautas a encontrarem um verdadeiro objetivo de vida. "Essa mudança vem para constatar se estamos focando em propósitos errados ou se estamos agindo de forma completamente superficial. Menos comparação e mais desenvolvimento pessoal", aconselhou.
Ver essa foto no InstagramPublicidade
Com 16 milhões de seguidores na rede social, Carlinhos Maia considerou positiva a mudança. Em uma série de stories no Instagram, o influenciador digital fez uma análise sobre o assunto. "Eu, como influenciador, achei ótimo tirar os likes e visualizações. As pessoas estão adoecendo por números, buscando cada vez mais destruir os outros para conseguir likes nos comentários. Achei fantástico", afirmou.
Eu como influenciador, acheiiiiii ÓTIMO tirar os likes e visualizações. As pessoas estão adoecendo, por números, buscando cada vez mais destruir os outros pra conseguir likes nos comentários. Achei fantástico!!
Carlinhos Maia (@Carlinhosmaiaof) 17 de julho de 2019
Felipe Neto, também na lista dos grandes influenciadores digitais do Brasil, aprovou a mudança. Com mais de 10 milhões de seguidores no Instagram, o youtuber acredita que isso mudará a internet. "O Instagram pode ser uma rede social legal, mas virou uma ferramenta de fomento à vaidade, ao ego e ao desespero por atenção, que se transformou meio que num vírus na internet. O Instagram hoje é um antro muito mais negativo do que positivo, na minha percepção", refletiu.
O que penso sobre o fim dos likes no Instagram. pic.twitter.com/g2HBuuHcZz
Felipe Neto (@felipeneto) 17 de julho de 2019