20/10/20
Curta temporada

Ballet de Londrina celebra 20 anos; veja a programação

Apresentações de "Petrouchka" e "A Sagração da Primavera" no Circo Funcart abrem as comemorações, que se estendem até o final do ano

Começa hoje a curta temporada dos espetáculos "Petrouchka" e "A Sagração da Primavera", que marca o início das comemorações de duas décadas do Ballet de Londrina – considerado pela crítica especializada uma das companhias de dança mais importantes do Brasil. A apresentação de sexta é reservada a convidados (autoridades, empresários, professores e jornalistas); a temporada prossegue aberta ao público no sábado (16), domingo (17) e no próximo final de semana (dias 23 e 24), sempre às 20 horas, no Circo Funcart (Rua Senador Souza Naves, 2380).

As duas obras são releituras do fundador do grupo, o coreógrafo Leonardo Ramos, para criações do compositor russo Igor Stravinsky. Elas serão encenadas no mesmo programa, com intervalo de 15 minutos.


"Petrouchka", montagem lúdica e colorida, traz as peripécias de três bonecos: a bailarina, o mouro e o palhaço petrouchka. Os dois resolvem disputar a paixão da dançarina durante uma apresentação mambembe na praça de uma cidade, cujos habitantes, feito fantoches humanos, são igualmente vítimas das armadilhas amorosas.

Na sequência, entra em cena a consagrada versão do diretor para "A Sagração da Primavera", composição de Stravinsky que completa cem anos em 2013. Repleta de cenas pungentes, a obra descreve o percurso de uma virgem, eleita dentre as mulheres para ser sacrificada em honra ao florescimento da terra num ritual pagão.

Desde as estreias de "Petrouchka" e "A Sagração da Primavera", ocorridas respectivamente em 2012 e 2011, as montagens sofreram pequenas adaptações, amadureceram, e serão apresentadas ao público completamente afinadas – fruto do entrosamento entre bailarinos veteranos e novos talentos que a companhia agrega. As duas peças consolidam a linguagem do Ballet de Londrina, reconhecido por explorar de forma criativa e audaciosa movimentos horizontais, com a busca de inéditos eixos de equilíbrio.

Comemorações – Os festejos de 20 anos prosseguem com programação ao longo de 2013. Após a temporada londrinense, o Ballet segue para turnê pelo Brasil, fruto do Prêmio Klauss Vianna, da Funarte, com o qual foi contemplado no ano passado. A viagem começa pelo Nordeste, com apresentações já agendadas em Fortaleza, Natal, Recife, Maceió, Aracaju e Salvador. Posteriormente, o grupo segue para a região Sudeste e Sul. Além de encenar as duas montagens, o diretor Leonardo Ramos ministra uma oficina de dança contemporânea nas cidades por onde passar.

Javi Gamboa/Divulgação
Javi Gamboa/Divulgação


Outras atividades estão em fase de planejamento, como o lançamento de um catálogo comemorativo da companhia, a divulgação de fotografias e outras memórias nas redes sociais, além de registros em vídeo de depoimentos dos artistas que participaram da história do Ballet de Londrina.

Ao longo de duas décadas, o grupo projetou o nome da cidade com uma produção de ponta no cenário da dança brasileira, faturando inúmeros prêmios. Desde a fundação do então chamado "Ballet de Câmara da Cidade de Londrina", em 1993, Leonardo Ramos concebeu 24 espetáculos. Público e crítica reconhecem a linguagem inovadora que a companhia concebeu e emplacou na arte contemporânea, sobretudo a partir de "Decalque" (2007). No exterior, o Ballet de Londrina já passou por países como Peru, Argentina, África do Sul e, no ano passado, desembarcou na Europa, com apresentações do espetáculo "Para acordar os homens e adormecer as crianças" (2009) em cidades da França.

O Ballet de Londrina conta com o patrocínio do Ministério da Cultura e da Tigre e é mantida também com o apoio da Prefeitura Municipal de Londrina por meio de convênio firmado desde 1993.

Serviço:
Temporada em comemoração aos 20 anos do Ballet de Londrina
Duas criações do Ballet de Londrina para as obras de Stravinsky – "Petrouchka"e "A Sagração da Primavera"
Dias 16,17, 23 e 24 de março (sábados e domingos)
Às 20 horas
No Circo Funcart (Rua Senador Souza Naves, 2380)
Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia-entrada)
Informações: (43)3342-2362
Redação Bonde com assessoria de imprensa
Continue lendo
Abriu o coração

Fazenda: Biel lembra paixão por Mirella e relacionamento aberto

20 OUT 2020 às 11h52
Momento difícil

'A dor é enorme', diz Neguinho da Beija-Flor após morte do neto

20 OUT 2020 às 11h33
'Batismo de Fogo'

Padre Marcelo Rossi relata dramas pessoais em novo livro

20 OUT 2020 às 10h33
Pega ou passa?

Neymar lista famosas com quem já ficou; Cleo é 'sonho de infância'

20 OUT 2020 às 09h32
'Gratidão'

Luan Santana homenageia ex-noiva: 'história linda que vivemos'

20 OUT 2020 às 08h42
Confusão

Ex do jogador Dudu diz que teve caso com Gusttavo Lima

20 OUT 2020 às 08h18
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados