Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entrada gratuita

Ballezinho de Londrina estreia "FlashBack" nesta quarta

Redação Bonde com assessoria de imprensa
06 nov 2013 às 13:05
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Segunda Grande Guerra foi um marco histórico que não trouxe ao mundo só consequências geopolíticas, mas também definiu o início de profundas transformações no campo do comportamento e das artes. O Ballezinho de Londrina, em seu novo espetáculo, mergulha nas influências culturais vividas pelo mundo após o evento bélico e propõe uma viagem pelos gestos e expressões que caracterizaram a sociedade desde a década de 50. "FlashBack" estreia nesta quarta-feira (6) e segue em cartaz nos dias 7, 8 e 9 de novembro, às 20 horas, no Circo Funcart (Rua Senador Souza Naves, 2380). A entrada é gratuita.

Uma imagem da explosão da bomba atômica de Hiroshima (1945), retrato da Guerra, abre o espetáculo. "O boom da vitória dos Estados Unidos provocou mudanças significativas na cultura, como o surgimento do rock e suas repercussões", explica o diretor Wagner Rosa. É o ponto de partida
para um trabalho quase arqueológico de resgate dos movimentos e ritmos em constante diálogo com os fatos históricos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o diretor, as tendências de cada época estão identificadas nos corpos dos jovens pelos hábitos se vestir, interagir e dançar. Os 15 bailarinos do elenco transitam por quadros década a década: os "anos dourados" de 1950; a utopia de um mundo ideal em contraste com a Guerra do Vietnã nos 60; a explosão da era da comunicação com a popularização da TV nos anos 70; a linguagem dos videoclipes nos 80; o advento do computador pessoal e da internet na década de 90.

Leia mais:

Imagem de destaque
Histórico

Por espetáculo 'Bora', Ballet de Londrina tem indicação inédita a prêmio da APCA

Imagem de destaque
Espetáculo

Escola Municipal de Dança de Londrina celebra três décadas com remontagem de 'O Lago dos Cisnes'

Imagem de destaque
Festival de dança

Curitiba Cia de Dança faz apresentação em dose dupla em Londrina

Imagem de destaque
Grátis

Antônio Nóbrega e Rosane Almeida abrem Festival de Dança de Londrina neste sábado


"Chegamos à época atual com um novo padrão de cultura, mas marcados pela somatória de todo esse passado", afirma Rosa. No quadro dos anos 2000, o espetáculo tem participação especial do bailarino e professor Sassá Santana, referência no street dance em Londrina.

Publicidade


Segundo o diretor, o processo de montagem, que durou cerca de um ano, exigiu grande pesquisa por parte do elenco. "Procuramos ser fiéis ao estilo da dança de cada época - estudamos registros em vídeo e tentamos reproduzir a movimentação. O trabalho criativo foi mais no sentido de organizar o desenho coreográfico", pontua.


Na passagem das décadas, "FlashBack" intercala imagens que auxiliam na identificação dos contextos históricos. Os vídeos e fotos, trabalhados com grafismos por Patrícia Ramos, são projetados em dois telões e em biombos manuseados pelos bailarinos. Dentre as projeções, momentos emblemáticos como a chegada do homem à lua, o ataque terrorista às Torres Gêmeas e o recente caso de espionagem internacional pelos EUA. Os figurinos, assinados por Rhafael Magalhães, trazem os cortes e tendências de cada época.


A estreia de "FlashBack" está dentro da programação comemorativa de 15 anos do Ballezinho de Londrina. Ao longo de 2013, além da preparação deste espetáculo, a companhia jovem da Funcart cumpriu temporadas com remontagens de peças antigas de seu repertório. A programação 2013 do Ballezinho conta com o patrocínio do PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura.

Serviço:
O quê: FlashBack - Ballezinho de Londrina
Quando: Dias 6, 7, 8 e 9 de novembro (de quarta a sábado)
Horário: 20 horas
Onde: Circo Funcart (Rua Senador Souza Naves, 2380)
Quanto: Entrada gratuita


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade