21/10/20
Em fevereiro

Com tom crítico, blocos do Rio esquentam clima para o carnaval

A quatro semanas do carnaval, os blocos de rua do Rio ainda têm público modesto. Neste fim de semana, foram realizados mais de dez ensaios, do tradicional Escravos da Mauá, na zona portuária do Rio, que sai há 25 anos e promoveu seu réveillon tardio, e o infantil Gigantes da Lira, desde 1999 enchendo Laranjeiras de pais e filhos, ambos no sábado, ao grupo Tambores de Olokun, criado em 2012 e que levou seus instrumentos de percussão ao Aterro do Flamengo neste domingo, 14.

Fernando Frazão / Agência Brasil
Fernando Frazão / Agência <a href='/tags/brasil/' rel='noreferrer' target='_blank'>Brasil</a>


Na Praça das Figueiras, às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul, o Toca Rauuul reuniu seus seguidores no sábado, apesar do mau tempo. O grupo, que surgiu em 2001, toca o repertório de Raul Seixas ao som de frevo, samba, marchinha e maracatu. Os integrantes deram tom crítico a seu show, que tem clássicos e lados B do compositor baiano. A apresentação foi pontuada por um protesto bem humorado contra a prefeitura do Rio, que vem sendo acusada pelos blocos e também pelas escolas de samba de menosprezar o carnaval, por conta da redução de verbas e incentivos e outras medidas.

"Quer o prefeito queira, quer não, o carnaval chegou!", anunciou um dos cantores do grupo. Os frequentadores endossaram: "Tomara que o carnaval deste ano seja marcado por uma resposta das pessoas à prefeitura, que seja ainda melhor. O Rio de Janeiro não quer ser Salvador", defendeu a jornalista Cecilia Gamboa, de 38 anos, referindo-se à criação do Blocódromo, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca (zona oeste), destinado a blocos grandes. "Vai ser o carnaval da resistência. Claro que o carnaval deve ser organizado, mas a gente vai estar onde quiser", disse a arquiteta Maria Claudia Lima, de 43 anos.

No Escravos da Mauá, foram recolhidos pedidos de foliões para serem encaminhados em um barquinho para Iemanjá. O mais comum foi: "democracia".
Agência Estado
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Abriu o coração

Fazenda: Biel lembra paixão por Mirella e relacionamento aberto

20 OUT 2020 às 11h52
Momento difícil

'A dor é enorme', diz Neguinho da Beija-Flor após morte do neto

20 OUT 2020 às 11h33
'Batismo de Fogo'

Padre Marcelo Rossi relata dramas pessoais em novo livro

20 OUT 2020 às 10h33
Pega ou passa?

Neymar lista famosas com quem já ficou; Cleo é 'sonho de infância'

20 OUT 2020 às 09h32
'Gratidão'

Luan Santana homenageia ex-noiva: 'história linda que vivemos'

20 OUT 2020 às 08h42
Confusão

Ex do jogador Dudu diz que teve caso com Gusttavo Lima

20 OUT 2020 às 08h18
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados