Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Artes

Dia internacional da dança é comemorado em 29 de março

Redação Bonde com Funarte
29 abr 2014 às 10:48
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Criado em 1982, pelo Comitê Internacional da Dança da Organização das nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a data homenageia o mestre francês Jean-George Noverre (29/4/1727 – 1810), considerado o precursor do balé moderno, que sistematizou o seu método revolucionário, em um conjunto de cartas sobre esta manifestação artística, intitulado Letterssurladanse (amálgama de palavras, cujo significado é "cartas sobre a dança").

A data é também a do nascimento de Márika Gidali, a revolucionária bailarina, nascida em Budapeste – Hungria, radicada em São Paulo, que, com Décio Otero, fundou o Ballet Stagium em 1971, em São Paulo, que inaugurou no Brasil, em plena ditadura militar, uma nova maneira de se fazer e apreciar a dança.

Cadastre-se em nossa newsletter

O repertório do Stagium enfocou temas como o racismo, violência, opressão e genocídio e foi a primeira companhia a utilizar a música popular brasileira em suas trilhas sonoras. O grupo optou por sair do eixo Rio-São Paulo e, desde sua criação, fez inúmeras viagens, do extremo norte ao extremo sul do país – sempre incorporando, em seus espetáculos, as linguagens dos locais por onde passava. (Fonte: Funarte.gov.br)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade