Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
''De Maçãs e Cigarros''

Espetáculo de dança estreia na Capital

Rodrigo Juste Duarte/Equipe Folha
31 dez 1969 às 21:33
- Arquivo Folha de Londrina
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um tema profundo originou o espetáculo de dança contemporânea que estreia essa semana, no Teatro Cleon Jacques, em Curitiba. ''De Maçãs e Cigarros'' aborda a noção de coletividade em dança a partir da individualidade dos bailarinos. Ao todos, são quatro artistas sobre o palco, responsáveis não apenas por executar a coreografia, mas por elaborá-la em um processo de criação compartilhada, assinado por Gladis Tridapalli, Daniella Nery, Mábile Borsatto e Ronie Rodrigues.

''A motivação para criar o espetáculo foi discutir ideias de vontade e de boicote no corpo'', comenta Gladis que, a partir desta premissa, chegou ao tema do espetáculo. ''A discussão de coletividade em dança a partir da individualidade se dá através da relação de espaço, tempo e corpo'', explica a coreógrafa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Durante o processo, o grupo chegou ao tema do anti-herói, que também é abordado na apresentação. ''O herói personifica o coletivo, e durante o processo descobrimos que tínhamos vontade de ser heróis. Mas somos humanos e temos nossas dificuldades e limites físicos. Então resolvemos adotar o conceito de anti-herói, até para não endeusar a ideia norte-americana do herói. Este é um subtema que surgiu como uma estratégia para refletir a respeito do espetáculo'', explica Gladis.

Leia mais:

Imagem de destaque
Histórico

Por espetáculo 'Bora', Ballet de Londrina tem indicação inédita a prêmio da APCA

Imagem de destaque
Espetáculo

Escola Municipal de Dança de Londrina celebra três décadas com remontagem de 'O Lago dos Cisnes'

Imagem de destaque
Festival de dança

Curitiba Cia de Dança faz apresentação em dose dupla em Londrina

Imagem de destaque
Grátis

Antônio Nóbrega e Rosane Almeida abrem Festival de Dança de Londrina neste sábado


Foi assim que o grupo passou a assistir vídeos relacionados ao tema. ''Na Liga da Justiça, por exemplo, se a Mulher Maravilha tinha um problema, ela não ia resolver sozinha. Todos os demais heróis a acompanhavam. É uma ação coletiva que começa no indivíduo'', justifica.

Publicidade


No palco, o resultado é um espetáculo despojado, livre de grandes recursos, com exceção de algumas projeções de vídeos. Gladis adianta que elas trarão um elemento surpresa para o público. ''Só quem assistir vai saber o que é'', garante.


Serviço

Publicidade


Espetáculo de dança contemporânea ''De Maçãs e Cigarros''


Quando: até 15 de março, de quarta-feira a sábado às 20h e domingo às 19h


Local: Teatro Cleon Jacques (Parque São Lourenço), em Curitiba

Quanto: ingresso é trocado por uma lata de leite em pó


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade