21/10/20
De 4 a 13 de outubro

Festival da Dança 2013 anuncia espetáculos selecionados

Dentre os participantes estão grupos de Porto Alegre, Recife e de Portugal

A organização do 11º Festival de Dança de Londrina divulgou na noite desta segunda (19) os espetáculos escolhidos para integrarem a mostra artística 2013 pelo edital público aberto em junho. Na categoria nacional e internacional, foram selecionados os trabalhos: "Azul infinito" (Grupo Dancenema, de Portugal); "Las cuatro esquinas" (Cia de Flamenco Del Puerto, de Porto Alegre -RS); "Sobre um paroquiano" (Compassos Cia de Danças, de Recife - PE) e "Não me toque, estou cheia de lágrimas – sensações de Clarice Lispector" (GEDA Cia de Dança, de Porto Alegre – RS). Também participam do evento, na categoria local, as montagens londrinenses "El general" (da trupe O Exército Contra Nada) e"Túnel do tempo" (do Ballezinho de Londrina).

Estes grupos apresentam-se ao lado de companhias convidadas dentro da programação do Festival, que acontece de 4 a 13 de outubro. "Recebemos um número recorde de propostas. Elas vieram de quatro regiões do Brasil e também da Europa, América Latina e África", destaca Danieli Pereira, coordenadora geral do evento.


A curadoria levou em consideração a excelência artística, a capacidade de expressão simbólica por meio da dança e a relação desta arte com outras linguagens. "Os trabalhos recebidos pelo Festival mostram a tendência da dança em dialogar com o teatro, com a literatura, com as artes plásticas. É um fluxo interessante de espetáculos, que pensam o corpo na sua abrangência", explica Danieli.

Divulgação
Divulgação - Cena de 'Azul infinito', do grupo Danc<a href='/tags/enem/' rel='noreferrer' target='_blank'>enem</a>a de Portugal
Cena de "Azul infinito", do grupo Dancenema de Portugal


As escolhas da organização refletem este panorama. A portuguesa Dancenema, por exemplo, apresenta interfaces com a pintura e com o circo, por meio da técnica da dança aérea; a Compassos, de Recife, baseia-se na obra do dramaturgo pernambucano Hermilo Borba Filho (1917-1976) para traçar o que chama de "dança do cotidiano"; já a gaúcha GEDA traz a Londrina movimentos a partir de um mergulho nas letras de Clarice Lispector. O Festival também reafirma o seu ecletismo com a Del Puerto, um dos grupos brasileiros mais célebres na difusão do flamenco.

"Com as companhias convidadas, que anunciaremos mais à frente, teremos apresentações que vão do clássico ao contemporâneo, passando pelas vertentes tradicionais", promete a coordenadora.

Na categoria local, o Festival não recebeu o número mínimo de inscrições e, por isso, selecionou apenas dois trabalhos e não três, como previa o regulamento.

Espetáculos selecionados no edital do Festival de Dança de Londrina 2013

Categoria nacional e internacional:

- "Azul infinito" - Grupo Dancenema (Portugal)

- "Las cuatro esquinas"- Cia de Flamenco Del Puerto (Porto Alegre - RS)

- "Sobre um paroquiano"- Compassos Cia de Danças (Recife - PE)

- "Não me toque, estou cheia de lágrimas – sensações de Clarice Lispector" - GEDA Cia de Dança (Porto Alegre – RS)

Categoria local:

- "El general" - O Exército Contra Nada (Londrina – PR)

- "Túnel do tempo" - Ballezinho de Londrina (Londrina-PR)
Redação Bonde
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
De novo

Fazenda: Luiza Ambiel está na roça; três disputam Fazendeiro

21 OUT 2020 às 08h39
Abriu o coração

Fazenda: Biel lembra paixão por Mirella e relacionamento aberto

20 OUT 2020 às 11h52
Momento difícil

'A dor é enorme', diz Neguinho da Beija-Flor após morte do neto

20 OUT 2020 às 11h33
'Batismo de Fogo'

Padre Marcelo Rossi relata dramas pessoais em novo livro

20 OUT 2020 às 10h33
Pega ou passa?

Neymar lista famosas com quem já ficou; Cleo é 'sonho de infância'

20 OUT 2020 às 09h32
'Gratidão'

Luan Santana homenageia ex-noiva: 'história linda que vivemos'

20 OUT 2020 às 08h42
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados