Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
De 4 a 13 de outubro

Festival da Dança 2013 anuncia espetáculos selecionados

Redação Bonde
21 ago 2013 às 12:38
Cena de "Azul infinito", do grupo Dancenema de Portugal - Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A organização do 11º Festival de Dança de Londrina divulgou na noite desta segunda (19) os espetáculos escolhidos para integrarem a mostra artística 2013 pelo edital público aberto em junho. Na categoria nacional e internacional, foram selecionados os trabalhos: "Azul infinito" (Grupo Dancenema, de Portugal); "Las cuatro esquinas" (Cia de Flamenco Del Puerto, de Porto Alegre -RS); "Sobre um paroquiano" (Compassos Cia de Danças, de Recife - PE) e "Não me toque, estou cheia de lágrimas – sensações de Clarice Lispector" (GEDA Cia de Dança, de Porto Alegre – RS). Também participam do evento, na categoria local, as montagens londrinenses "El general" (da trupe O Exército Contra Nada) e"Túnel do tempo" (do Ballezinho de Londrina).

Estes grupos apresentam-se ao lado de companhias convidadas dentro da programação do Festival, que acontece de 4 a 13 de outubro. "Recebemos um número recorde de propostas. Elas vieram de quatro regiões do Brasil e também da Europa, América Latina e África", destaca Danieli Pereira, coordenadora geral do evento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A curadoria levou em consideração a excelência artística, a capacidade de expressão simbólica por meio da dança e a relação desta arte com outras linguagens. "Os trabalhos recebidos pelo Festival mostram a tendência da dança em dialogar com o teatro, com a literatura, com as artes plásticas. É um fluxo interessante de espetáculos, que pensam o corpo na sua abrangência", explica Danieli.

Leia mais:

Imagem de destaque
Histórico

Por espetáculo 'Bora', Ballet de Londrina tem indicação inédita a prêmio da APCA

Imagem de destaque
Espetáculo

Escola Municipal de Dança de Londrina celebra três décadas com remontagem de 'O Lago dos Cisnes'

Imagem de destaque
Festival de dança

Curitiba Cia de Dança faz apresentação em dose dupla em Londrina

Imagem de destaque
Grátis

Antônio Nóbrega e Rosane Almeida abrem Festival de Dança de Londrina neste sábado


As escolhas da organização refletem este panorama. A portuguesa Dancenema, por exemplo, apresenta interfaces com a pintura e com o circo, por meio da técnica da dança aérea; a Compassos, de Recife, baseia-se na obra do dramaturgo pernambucano Hermilo Borba Filho (1917-1976) para traçar o que chama de "dança do cotidiano"; já a gaúcha GEDA traz a Londrina movimentos a partir de um mergulho nas letras de Clarice Lispector. O Festival também reafirma o seu ecletismo com a Del Puerto, um dos grupos brasileiros mais célebres na difusão do flamenco.

Publicidade


"Com as companhias convidadas, que anunciaremos mais à frente, teremos apresentações que vão do clássico ao contemporâneo, passando pelas vertentes tradicionais", promete a coordenadora.


Na categoria local, o Festival não recebeu o número mínimo de inscrições e, por isso, selecionou apenas dois trabalhos e não três, como previa o regulamento.

Publicidade


Espetáculos selecionados no edital do Festival de Dança de Londrina 2013


Categoria nacional e internacional:

Publicidade


- "Azul infinito" - Grupo Dancenema (Portugal)


- "Las cuatro esquinas"- Cia de Flamenco Del Puerto (Porto Alegre - RS)

Publicidade


- "Sobre um paroquiano"- Compassos Cia de Danças (Recife - PE)


- "Não me toque, estou cheia de lágrimas – sensações de Clarice Lispector" - GEDA Cia de Dança (Porto Alegre – RS)

Publicidade


Categoria local:


- "El general" - O Exército Contra Nada (Londrina – PR)

- "Túnel do tempo" - Ballezinho de Londrina (Londrina-PR)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade