24/11/20
PUBLICIDADE
No Teatro Zaqueu de Melo

Londrina: Ballezinho inicia temporada com entrada grátis

De quarta-feira (3) a sexta-feira (5), o Ballezinho de Londrina apresenta o espetáculo "HQ" no Teatro Zaqueu de Melo

Eles extrapolaram o mundo dos quadrinhos, povoando não só o imaginário dos fãs que consomem vorazmente suas revistas, como ganharam versões no cinema. Um superpoder de divertir que não tem limites, invadindo também o palco do espetáculo "HQ", do Ballezinho de Londrina, de quarta (3) a sexta-feira (5), sempre às 20h30, no Teatro Zaqueu de Melo. A entrada é grátis.

Divulgação
Divulgação


Heróis e vilões. No universo dos quadrinhos, os personagens são capazes do impossível em suas aventuras, mas transportados para a coreografia do diretor do espetáculo, Wagner Rosa, conquistam uma nova dimensão, a do corpo dos jovens bailarinos do elenco, que para chegar ao que se vê no palco, levou um ano de preparação e ensaios.

"HQ" é uma montagem que antecede os 15 anos do grupo, em 2013. O Ballezinho é formado por estudantes e egressos da Escola Municipal de Dança e tem o objetivo de complementar a formação e experiência dos integrantes. Um passo entre o estudo de dança e o trabalho de produção profissional do Ballet de Londrina.

Rosa comenta que "HQ" é um jogo que transpõe a linguagem das histórias em quadrinhos para a cena e explica os desafios da realização do novo trabalho:
"É uma tentativa de explorar a linguagem estática dos quadrinhos e extrapolar suas fronteiras estéticas. A união de linguagens tão distintas possibilita a produção de algo específico, que ganha uma nova vida e características próprias. É uma transposição não só da linguagem da dança, mas incorpora o teatro, a mímica e recursos multimeios para se aventurar neste universo. Nessa transposição não estamos refazendo nada, mas prestamos uma divertida homenagem aos gêneros contidos na linguagem das HQs", completa o diretor.

As pinturas rupestres foram os esboços das primeiras histórias em quadrinhos, mas o hábito de ler as sequências de desenhos surgiu como uma estratégia dos jornais para atraírem mais leitores. A partir daí surgiram personagens, como Yellow Kid (a primeira história em quadrinhos publicada) e uma vasta gama de super-heróis, autores e desenhistas famosos, a exemplo de Will Eisner e o brasileiro Maurício de Souza, e grandes editoras, tais como Marvel e DC Comics.
Para que a trajetória das HQs fosse referendada no espetáculo, Rosa faz uma viagem desde o mundo mágico dos quadrinhos de gênero infantil, como Walt Disney ao de emblemáticas figuras, como a do Spirit, o famoso detetive mascarado, além dos mangás.

"O mercado japonês, como o de mangás, consome HQs inspirados em personagens de uma mitologia própria, calcada em temáticas adolescentes e também em embates marciais, o que nos interessou na pesquisa para a montagem de partes do espetáculo", afirma Rosa.

O diretor ressalta que o Ballezinho sempre procura aliar o aprendizado do ballet clássico à outras formas de expressão e que foi preciso que o elenco estudasse a movimentação sugerida pelas personagens dos quadrinhos para a criação do espetáculo.

"É uma forma de desconstrução e reconstrução do movimento, aliando longelinearidade e desarticulação. Enquanto o balé tem uma estética de movimento mais limpa, a gente lida com o desgrenhamento da forma. Estar em cena é sempre um desafio e amplia a possibilidade do aprendizado pela exposição contínua ao olhar de um público espectador", destaca Rosa.
Na temporada 2012, o Ballezinho de Londrina conta com o patrocínio do PROMIC – Programa municipal de Incentivo à Cultura de Londrina para montagem e circulação de espetáculo.

Currículo do diretor

Wagner Rosa é encenador e coreógrafo, doutorando no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina. É mestre em Educação (2009) e bacharel em Artes Cênicas (2005) pela instituição, desenvolvendo pesquisa sobre Encenação e suas Implicações em Processos em Ensino e Aprendizagem.

Iniciou os estudos em dança clássica aos 17 anos, com Márcia Angeli. Em 1993, dando continuidade aos estudos com Leonardo Ramos, transferiu-se para Londrina e, desde então, atua como professor da Escola Municipal de Dança de Londrina, na técnica clássico, atuando ainda como bailarino e, posteriormente, como coreógrafo/encenador na Companhia Ballet de Londrina.

Como bailarino integrante do Ballet de Londrina participou de 10 turnês no Brasil e nove internacionais por países, como Peru, Cuba, Argentina e Zimbábue. Em 2005 assumiu a direção artística dos espetáculos de encerramento do ano letivo da Escola Municipal de Dança, função que exerceu até 1997.

Rosa criou o Ballezinho de Londrina em 2008, com um repertório de 17 montagens e mais de 800 apresentações.

Ficha técnica
Direção: Wagner Rosa
Coreografia: Wagner Rosa e elenco
Cenografia: Dan Bueno e Wagner Rosa
Figurino e adereços: Patrícia Ramos, Raphael Magalhães e Wagner Rosa
Elenco: Alessandra Cursino Salles
Ariela Pauli
Eduarda Chiyoko Nishikawa
Fabrício Alves de Oliveira
Gabriela do Prado Claro
Higor Vargas Zati
Hugo Vargas Zati
Isabela Bandini Pergoraro
Júlia Liberatti
Kharime Messehiech Dakkache
Lohaine Gonçalves Moreira
Luiza Cazarin
Lygia Santos Barros
Maria Carolina Pauli
Márian Ferreira Batista
Melody Hannah
Paola Mantoani Rigo
Patrícia Cristina Ramos
Rhapael Magalhães
Thaísa Moraes Alexandre

Serviço

Espetáculo "HQ"
Quando: de quarta (3) a sexta-feira (4).
Horário: 20h30
Onde: Teatro Zaqueu de Melo. Informações. 9116-5019

Ingressos: entrada grátis
Redação Bonde
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Emprego novo

Constantino é contratado para programa de Lacombe na RedeTV!

24 NOV 2020 às 09h26
Perdeu uma bolada

Sérgio Mallandro cai em golpe ao investir em empresa suspeita

24 NOV 2020 às 09h15
'Exemplo de superação'

Francisco, pai de Zezé Di Camargo e Luciano, morre aos 83 anos

24 NOV 2020 às 08h45
'Não acredito em mudança'

Marília Mendonça desabafa sobre relacionamentos tóxicos

24 NOV 2020 às 08h37
Deu ruim

Porta dos Fundos tira esquete do ar após acusação de machismo

24 NOV 2020 às 08h27
Em produção

HBO anuncia série inspirada no jogo 'The Last of Us'

23 NOV 2020 às 10h24
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados