06/05/21
PUBLICIDADE
Aos 87 anos

Morre Marilena Ansaldi, bailarina pioneira e estrela do Municipal

Divulgação
Divulgação


A bailarina e atriz carioca Marilena Ansaldi morreu, 87 aos anos, nesta terça-feira (9), devido a complicações pulmonares. A informação foi divulgada no Instagram do diretor teatral José Possi Neto, amigo da artista.


Ansaldi, filha de pai e mãe artistas, iniciou sua carreira após ingressar na Escola de Dança de São Paulo, em 1951, e ficou conhecida como um dos primeiros e maiores nomes a compor o Corpo de Baile do Theatro Municipal de São Paulo. A artista se destacou por realizar e produzir os primeiros espetáculos brasileiros do teatro-dança.

No início da década de 1960, a artista participou do Festival da Juventude em Helsinque, na Finlândia, e estudou balé na Rússia, onde atuou no Teatro Bolshoi, em Moscou. Na década seguinte, quando retornou ao Brasil, trabalhou em obras como "Escuta, Zé!", de Celso Nunes, e "Um Sopro de Vida", de Possi Neto.

Além dos palcos, Ansaldi também trabalhou como atriz na televisão, na minissérie "Rabo de Saia", de 1995, e na novela "Selva de Pedra", de 1986. Em 1994, ela lançou sua autobiografia, "Atos: Movimento na Vida e no Palco".

Num vídeo de homenagem à artista, Possi Neto definiu Ansaldi como a "grande dama dos palcos". "Ela morreu triste com o que via do mundo, nessa pandemia, e principalmente, de um Brasil que andava para trás e abraçava a ignorância, a hipocrisia e o moralismo."

"Marilena foi, acima de tudo, uma grande amiga", diz ele. "Uma mulher inspirada, cheia de lirismo e poesia, debochada, engraçada e irreverente."

O último trabalho de Ansaldi foi em 2019, no espetáculo "Depois", da companhia de dança Studio 3, com direção de William Pereira e coreografia de Anselmo Zolla.

O corpo da artista será velado nesta terça, às 14h30, no Cemitério Vila Alpina, em São Paulo. O número de pessoas na cerimônia é limitado devido à pandemia do novo coronavírus.
Folhapress
Continue lendo
Primogênita

Com covid, Barbara Bruno, filha de Nicette e Paulo Goulart, apresenta melhora

06 MAI 2021 às 16h30
Déa Lúcia

Mãe de Paulo Gustavo agradeceu ao filho na hora da despedida

06 MAI 2021 às 15h30
Eita!

Karol Conká fala mal de Rafa Kalimann em áudio vazado

06 MAI 2021 às 15h15
'Não sei descrever'

Juliette diz que nunca imaginou ser tão amada em seu 1º vídeo após vitória

06 MAI 2021 às 15h00
Ao vivo

'Não sei se volto', Alexandre Garcia ameaça deixar CNN Brasil

06 MAI 2021 às 14h45
Não perca!

Coletivo Quizomba realiza festival on-line neste sábado, 08

06 MAI 2021 às 14h30
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados