Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em Londrina

Projeto leva dança contemporânea às escolas públicas

Redação Bonde com assessoria de imprensa
22 mai 2013 às 11:20
- Valéria Félix/Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A quadra da escola transforma-se num palco onde bailarinos desenham movimentos e espalham brilho para o encantamento de crianças, pais, professores e funcionários. Pessoas que, em muitos casos, nunca tiveram oportunidade de entrar num teatro. Mas o artista, por ofício ou prazer, sempre vai onde o público está. E lá eles estão. A partir desta quarta-feira (22), cinco instituições de ensino municipais de diversas regiões de Londrina abrem as portas para receber a dança clássica e contemporânea da Funcart.

Trata-se do projeto "Dança nas Escolas" que, desde 2007, envolve a comunidade escolar num programa de atividades artísticas e formativas que tem como objetivo despertar os estudantes para os caminhos da arte e selecionar bolsistas para a EMD. A abertura da programação, que se estende até o mês de setembro, acontece na quarta (22), quando a Escola Suely Ideriha, no bairro Aeroporto, recebe os jovens artistas às 11 e às 14 horas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Levamos o ballet clássico e também o contemporâneo para que as crianças possam perceber a diferença entre as duas linguagens e as imensas possibilidades em arte", explica Patrícia Proscêncio, coordenadora do projeto desde 2009.

Leia mais:

Imagem de destaque
Histórico

Por espetáculo 'Bora', Ballet de Londrina tem indicação inédita a prêmio da APCA

Imagem de destaque
Espetáculo

Escola Municipal de Dança de Londrina celebra três décadas com remontagem de 'O Lago dos Cisnes'

Imagem de destaque
Festival de dança

Curitiba Cia de Dança faz apresentação em dose dupla em Londrina

Imagem de destaque
Grátis

Antônio Nóbrega e Rosane Almeida abrem Festival de Dança de Londrina neste sábado


Este ano, serão apresentados o pas-de-trois de "O Lago dos Cisnes", a suite do ballet "Dom Quixote" e três montagens do Ballezinho de Londrina: "Móbile - work in progress", coreografia que usa braços, mãos e dedos para formações geométricas; "HQ", uma homenagem aos criadores das histórias em quadrinhos; e "Túnel do Tempo", a mais recente concepção do grupo, uma viagem pelas influências das últimas décadas.

Publicidade


Segundo Patrícia, a reação dos estudantes ao verem os números é de fascínio. "Esse projeto sempre me emociona. A gente percebe o brilho nos olhos das crianças, muitas delas nunca foram ao teatro. Elas fazem silêncio, têm momentos de euforia, mas, assim que acaba, já saem reproduzindo os passos – alguns mostram para a gente que conseguem saltar, dar piruetas", diz a coordenadora.


Desde 2009, Patrícia propõe a abertura das instituições de ensino para que pais, familiares e toda a comunidade também assistam à programação do "Dança nas Escolas". Com a experiência dos primeiros anos, ela percebeu que a família é sempre uma importante aliada no incentivo e no desenvolvimento dos novos talentos.

Publicidade


Além da Escola Suely Ideriha, que abre a programação, o projeto será realizado em mais quatro instituições de ensino ao longo de 2013. No dia 26 de junho, será a vez da Escola Municipal Prof. Juliano Stinghen (no Conjunto Parigot de Souza II); em 21 de agosto, a Escola Municipal Prof. Leônidas Sobrinho Porto (no Jardim Leonor); em 4 de setembro, a Escola Municipal Arthur Thomas (no Centro); e encerra-se em 25 de setembro com a Escola Professora Ruth Lemos (no Conjunto Luiz de Sá). As apresentações acontecem sempre às 11 e às 14 horas.


A parceria entre a Funcart/EMD e as instituições de ensino tem apoio da Secretaria de Educação e Patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura.

Publicidade


Processo – O projeto "Dança nas Escolas" envolve quatro etapas. A primeira acontece um dia antes das apresentações, quando duas monitoras passam nas salas de aula levando aos estudantes conteúdos e informações sobre a arte do movimento. Explicam as diferenças das linguagens que serão vistas no dia seguinte, tocam em temas delicados como o preconceito contra meninos-bailarinos e falam sobre as possibilidades de profissionalização em dança.


De posse das informações, a comunidade escolar assiste aos números de ballet clássico e contemporâneo. A terceira etapa, mais longa, é realizada pelas duas monitoras ao longo de cinco dias, com jovens entre 7 e 12 anos – idade básica de ingresso no primeiro ano da Escola Municipal de Dança.

Publicidade


Neste período, elas realizam uma oficina de 30 a 40 minutos diários com exercícios de dança clássica, enfatizando flexibilidade, alongamento e postura, com base nos quais podem observar a habilidade dos estudantes. De acordo com Patrícia Proscêncio, o que os professores reparam não é propriamente a aptidão física. "Focamos o desenvolvimento da criança desde o primeiro até o quinto dia, sua evolução e a vontade em dar continuidade à prática", destaca.


Finalmente, numa quarta etapa, Patrícia acompanha as monitoras na última aula para avaliar os participantes e selecionar, dentre eles, os dez que receberão bolsa integral na EMD. A bolsa é concedida ao longo dos oito anos de formação em ballet clássico, desde que o jovem mantenha frequência e boas notas.

Publicidade


Além dos dez alunos, Patrícia faz uma lista com vinte outros nomes, que ficam em fila de espera. Isso porque é muito comum que posteriormente, após o contato com a família, alguns dos primeiros selecionados desistam da oportunidade por algum tipo de problema. Uma dificuldade frequente é o custo do transporte, o que acaba impedindo a continuidade de algumas crianças.


Outro trabalho que o "Dança nas Escolas" realiza é a preparação de professores das instituições de ensino para o uso da dança em diversos contextos, de forma interdisciplinar. Em fevereiro e abril deste ano, 140 profissionais de educação física da rede municipal participaram de curso teórico e prático com Patrícia Proscêncio. "A oficina traz ideias de como trabalhar a dança nas aulas de educação física, já que eles precisam incluir a atividade no curriculum da disciplina. A gente se apoia em três eixos – o fazer, o apreciar e o contextualizar", explica a coordenadora.

Publicidade


Serviço:
"Dança nas Escolas" – apresentações de ballet clássico e contemporâneo


- 22 de maio – 11 e 14 horas
Escola Suely Ideriha
R. Araras, 135 - Bairro Aeroporto


- 26 de junho – 11 e 14 horas
Escola Municipal Prof. Juliano Stinghen
R. Thomaz Pereira Machado, 338 – Conjunto Habitacional Parigot de Souza II


- 21 de agosto – 11 e 14 horas
Escola Municipal Prof. Leônida Sobrino Porto
R. Jequitibá, 226 - Jardim Leonor


- 4 de setembro – 11 e 14 horas
Escola Municipal Arthur Thomas
Rua Goiás, 544 - Centro

- 25 de setembro – 11 e 14 horas
Escola Municipal Professora Ruth Lemos
Rua Francisco de Assis F. Ruiz, 533 - Conjunto Habitacional Luiz de Sá


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade