29/10/20
PUBLICIDADE
Programação bem brasileira

Projeto leva oficinas gratuitas para o espaço cultural FLAPT, na zona norte

Desde o início de junho, o projeto "Semeando Maracatu" leva oficinas de batuque, dança e confecção de instrumentos para o espaço cultural FLAPT, na zona norte de Londrina. Com encontros semanais, as oficinas são gratuitas, abertas à comunidade e recebem público de todas as idades.

O projeto, organizado pelo grupo de maracatu de baque virado Semente de Angola, foi idealizado a partir da vontade de semear o Maracatu em outras regiões que não só o centro de Londrina - onde os ensaios do grupo já acontecem há 6 anos.


As oficinas tem uma convidada especial. A Mestra Joana D'arc, única Mestra de Maracatu da história, vem do Recife especialmente para ministrar as oficinas do projeto. Mestra Joana, além de ser regente e mãe de Santo, também é figura importante na luta pelo fim da violência contra a mulher e por sua emancipação.

A Oficina com Mestra Joana acontece nesta quarta (24), às 15h e no sábado (27), às 14h, ambas no espaço Cultural Flapt, localizado na Rua Lino Sachrtin, 497, na região norte de Londrina.


Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook


Sobre o Maracatu


O maracatu é um ritmo pernambucano que mistura batuques e danças afro-brasileiras. Sabe-se que o ritmo tem mais de 300 anos de história e, atualmente, são mais de vinte grupos de Maracatu só nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. No ano de 2010, em Londrina, fundou-se o grupo Maracatu Semente de Angola, idealizador do projeto "Semeando Maracatu".

Desde então o grupo vem estudando a manifestação da tradição e do "baque" (ritmo) da Nação de Maracatu Porto Rico de Recife-PE, fundado há quase cem anos, em 1916. Através dos instrumentos – alfaias e atabaques, taróis e caixas, agbê, agonguê e ganzá – e das loas (canções que carregam ancestralidade), o coletivo busca fortalecer e disseminar a cultura
afro-brasileira através do campo artístico e musical.
Redação Bonde com assessoria de imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Quem sai?

Fazenda: Lipe, Tays e Victória estão na roça; Jake se salva

29 OUT 2020 às 10h03
Coleguinha

Simone vira youtuber e faz sucesso com jeito espontâneo e sem pudores

29 OUT 2020 às 09h11
Aos 89 anos

Palmirinha deixa hospital após tratar infecção urinária

29 OUT 2020 às 08h31
Raissa fora da roça

A Fazenda 12: Marcos Mion anuncia infração de regra e Poder da Chama anulado

28 OUT 2020 às 17h00
Mais de 950 mil seguidores

Aos 86 anos, moradora de Londrina viraliza no Tik Tok; conheça a história

28 OUT 2020 às 14h40
Lua

Tiago Leifert e Daiana Gardin anunciam nascimento da primeira filha do casal

28 OUT 2020 às 14h33
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados