Pesquisar

Canais

Serviços

- Lidia Ueta
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Cultura Paranaense

Espetáculo circense “Samburá” estreia online no dia 22

Redação Bonde com assessoria de imprensa
20 abr 2022 às 16:22
Continua depois da publicidade

Nesta sexta-feira (22), os paranaenses têm a oportunidade de assistir gratuitamente e online o espetáculo de circo “Samburá”, criado e dirigido por Silver Neto, e com a participação de mais sete artistas circenses.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


As apresentações da obra acontecem nos dias 22, 23, 24, 29 e 30 de abril e 1º de maio, nas sextas, sábados e domingos, e ficam disponíveis para assistir entre 20h e 22h no site www.projetosambura.com.br e no canal do YouTube https://bit.ly/youtubesambura. O projeto ainda conta com uma exibição extra na terça-feira, 26 de abril, às 20h, com o recurso de audiodescrição.

Continua depois da publicidade

 

Além do espetáculo, o projeto promove oficinas gratuitas de circo e bate-papos sobre a linguagem do circo e sua atuação no estado do Paraná e o processo de criação do espetáculo. “Samburá” é uma homenagem à cultura caipira paranaense e não vão faltar histórias e mistérios, com sete números que envolvem contação de histórias, acrobacia, malabarismo, contorcionismo, comédia e palhaçaria, que se passam num bucólico cenário rural e caipira. Um programa completo para toda a família assistir junto.


Estão previstos três bate-papos com a participação de artistas convidados, para falar sobre o projeto e temas relacionados ao circo, nos dias 22, 26 e 29 de abril, sempre às 19h, antecedendo as apresentações, e oito oficinas abertas ao público nos canais do projeto nos dias 23, 27, 28 e 30 de abril, ministradas pelos artistas do projeto. Ao todo, são nove dias de ações online e gratuitas, com atividades pensadas para espectadores de todas as idades.

Continua depois da publicidade


O espetáculo é ambientado na cultura do campo e nas tradições do interior paranaense. Na dramaturgia, ferramentas e elementos rurais se transformam em cenários, músicas e coreografias. As técnicas e aparelhos circenses também são adaptados com adereços típicos do trabalho rural. E o nome “Samburá” refere-se ao cesto bojudo e de boca estreita, feito de cipó ou taquara, em geral usado para a pesca.


Segundo o diretor Silver Neto, o espetáculo é uma homenagem ao estado do Paraná, ao circo e ao avô, Luiz Guil, sua inspiração. “Sempre tive vontade de fazer algo regional, com a nossa cara, e o estalo veio durante uma conversa com meu avô, que era agricultor. O nome ‘Samburá’, inclusive, era uma palavra que eu escutava muito quando criança”. O diretor completa dizendo que o intuito do projeto é “proporcionar entretenimento leve e despretensioso, que as pessoas se identifiquem, deem risada e se emocionem”.


O produtor Edran Mariano destaca que a ideia é levar o circo para todo o estado por meio do online: “O digital amplia o alcance das atividades e vai de encontro com a proposta do projeto de alcançar todas as regiões do Paraná. Essa ação, mesmo que de forma virtual, estimula e fomenta a formação de plateia, possibilitando maior alcance a variedade de formas de manifestação artística produzidas em nosso estado”, finaliza.


O projeto foi aprovado no Profice (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura), da Secretaria Estadual de Comunicação Social e Cultura do Paraná e  conta com apoio da Copel.


Transmissão do espetáculo Samburá


Duração: 45 minutos

Classificação: Livre

Site: www.projetosambura.com.br 

Youtube: https://bit.ly/youtubesambura 


22 de abril (sexta-feira), das 20h às 22h

23 de abril (sábado), das 20h às 22h

24 de abril (domingo), das 20h às 22h

26 de abril (terça-feira), das 20h às 22h - com audiodescrição

29 de abril (sexta-feira), das 20h às 22h

30 de abril (sábado), das 20h às 22h

1º de maio (domingo), das 20h às 22h


Oficinas

23 de abril (sábado)

10h às 12h - “Um corpo, uma pessoa, um objeto: criação de números”, com Marina Prado

14h às 16h - “Iniciação à contorção com foco em flexibilidade de pernas”, com Michelle de Lara

17h às 19h - “Malabarismo”, com Ricardo Thomé


27 de abril (quarta-feira)

19h às 21h - “Contando com Sons - Percussão inventiva e investigativa”, com Denis Mariano

28 de abril (quinta-feira)

19h às 21h -  “O Palhaço e o notório saber”, com Fábio Salgueiro


30 de abril (sábado)

10h às 12h - “Antipodismo”, com Camila Cequinel

14h às 16h - “Iniciação acrobática”, com Luiz Borges

17h às 19h - “Criação e composição no loopstation”, com Du Gomide


Bate-papos

22 de abril (sexta-feira), às 19h - Atuação do circo pelo Paraná e o Lançamento do projeto Samburá

26 de abril (terça-feira), às 19h - Acessibilidade em Produções Artísticas

29 de abril (sexta-feira), às 19h - Circo contemporâneo e a identidade brasileira


Facebook https://www.facebook.com/projetosambura 

Instagram https://www.instagram.com/projetosambura 

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade