Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Alerta

Banco Central alerta contra falso aplicativo de verificação de valores a receber

Welton Máximo - Agência Brasil
24 nov 2023 às 10:19
- José Cruz/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quem tem recursos esquecidos no sistema financeiro deve consultar somente a página oficial do BC (Banco Central), divulgou o órgão na quinta-feira (23), em Brasília. A autoridade monetária fez alerta contra um falso aplicativo oferecido por anúncios na rede social Facebook que promete fazer a verificação de valores a receber.


A consulta de valores e o pedido de resgate só devem ser feitos exclusivamente pelo site do Banco Central, sem o pagamento de taxas - como ocorre no anúncio. O acesso ao sistema - em que pode ser pedida a retirada de valores - exige conta nível prata ou ouro (de maior segurança) no portal Gov.br.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em nota, o BC detalhou que, além de não existir o aplicativo, não envia links, nem e-mails a correntistas. “O Banco Central alerta que não envia e-mails nem links. Ninguém está autorizado a entrar em contato com o cidadão em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber. Além disso, o cidadão não deve fazer qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. Caso já tenha sido vítima de golpe, o cidadão deve procurar a polícia e registrar um boletim de ocorrência”, informa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Trend do momento

'Calma, calabreso', meme que causou treta no BBB 24, vira fantasia no Carnaval de rua

Imagem de destaque
Eita!

Conversa de WhatsApp com funcionários da Jovem Pan vaza no ar e surpreende espectadores

Imagem de destaque
Criminalidade

Brasileiros criam e exportam vírus que desvia transferências em mais de 60 bancos

Imagem de destaque
Mais fake news

Publicações em redes sociais indicam ivermectina contra dengue; não há eficácia comprovada


Orientações

Publicidade


Além de registrar boletim de ocorrência, o consumidor deve procurar o banco ou a operadora do cartão de crédito para denunciar o golpe e solicitar estorno do valor. A vítima ainda deve fazer uma reclamação contra a empresa do aplicativo no Procon local.


Com um anúncio para baixar o aplicativo e ver quanto de valor a receber está disponível, a prpaganda golpista é acompanhada de um vídeo de uma reportagem de televisão. Na realidade, trata-se de um trecho de uma matéria com imagens de uma pessoa usando o celular, no entanto, a reportagem completa informa que o único canal de consulta é a página do Banco Central.


O falso aplicativo foi retirado do ar pelo Google Play Store. Entretanto, a empresa desenvolvedora mantém outros aplicativos de faltas consultas para benefícios como restituição de Imposto de Renda, Auxílio Gás e CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).


Imagem
Veja cuidados para não se endividar com promoções da Black Friday
Metade dos brasileiros pretende fazer compras na Black Friday deste ano, segundo pesquisa do Datafolha realizada pela Abecs
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade