03/04/20
32º/19ºLONDRINA
PUBLICIDADE
|
Cuidado com o 'zap'

Bug no whatsapp colocava informações do usuário em risco

Você estava correndo riscos e provavelmente não estava sabendo. Uma falha no perfil de segurança do aplicativo WhatAapp permitia a invasão do celular por meio de um GIF.

O aplicativo de mensagens poderia ser invadido por hackers por meio do envio de um GIF malicioso. Bastava uma reprodução da animação no app para que o malware concedesse ao invasor acesso a todos os arquivos de mídia e mensagens do proprietário do aparelho.


A falha foi descoberta por um pesquisador de segurança que se apresentou pelo nome "Awaken”, que pela tradução significa "acordado” ou "desperto”. O pesquisador explicou que o problema é conhecido no meio de TI como "vulnerabilidade double free”, pelo seu funcionamento em duas fases: a primeira é forçar uma aplicação a cair por completo. A segunda é o uso de um exploit quando ela é reiniciada. Trata-se de um problema de corrupção de memória.

A falha agia em cima do modo de visualização de galeria do WhatsApp. O usuário casual reconhecerá essa função como aquela que exibe prévias de imagens em um carrossel quando você acessa o perfil do contato com quem está trocando mensagens.

O estudioso explica que a vulnerabilidade ataca majoritariamente dispositivos Android equipados com a versão 8.1 ou superior do sistema operacional. Ele ressalta que versões mais antigas do sistema da Google também são suscetíveis ao problema. Awaken não confirmou se a falha também impacta usuários do IOS da empresa norte americana Apple.

O Facebook, de acordo com o Canal Tech, foi notificado e já corrigiu o problema. A empresa recomendou aos usuários que façam o download da última atualização do WhatsApp em suas respectivas lojas virtuais, para que não corram mais riscos.
Redação Bonde
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Recordes
BBB 20 gerou sete vezes mais interações em dois meses no Twitter que toda a edição de 2019
02/04/2020 15:10
Polêmica
Larissa Manoela e padre Fábio de Melo reagem a ato racista de empresário contra Maju Coutinho
02/04/2020 12:14
Polêmica
Sikêra Júnior diz que foi censurado pelo Facebook
02/04/2020 11:33
Do BBB pra vida
Prior aceita convite de Pyong para beber cerveja: 'Amigos aqui fora'
02/04/2020 10:50
Para a quarentena
HQ grátis de 'The Walking Dead' e Marvel são destaques desta quinta
02/04/2020 10:17
Veja mais e a capa do canal