Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
IMPORTANTE

Compreenda os níveis de segurança da plataforma Gov.br

Redação Bonde com Agência Brasil
11 abr 2022 às 09:05
- Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A plataforma Gov.br é o canal unificado de acesso a serviços do governo federal. Para ter acesso a esses serviços, que vão de consultas de certidões a benefícios, é preciso se cadastrar. A plataforma oferece três tipos de cadastro:  as modalidades bronze, prata e ouro.


A plataforma Gov.br é utilizada, por exemplo, para serviços do SUS (Sistema Único de Saúde), como certificado de vacina, inscrição no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), consulta à Carteira Nacional de Habilitação e ações sobre aposentadoria no app Meu INSS.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Cada tipo de registro implica níveis de segurança diferentes,  mas também demanda coletas de dados distintas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Trend do momento

'Calma, calabreso', meme que causou treta no BBB 24, vira fantasia no Carnaval de rua

Imagem de destaque
Eita!

Conversa de WhatsApp com funcionários da Jovem Pan vaza no ar e surpreende espectadores

Imagem de destaque
Criminalidade

Brasileiros criam e exportam vírus que desvia transferências em mais de 60 bancos

Imagem de destaque
Mais fake news

Publicações em redes sociais indicam ivermectina contra dengue; não há eficácia comprovada


A modalidade bronze é a mais “básica”, na qual o usuário é automaticamente enquadrado ao fazer o seu cadastro na plataforma. Ela não implica coleta de dados sensíveis do cidadão,  mas não permite acesso a todas as funcionalidades da plataforma.

Publicidade


No nível bronze é possível, por exemplo, validar dados da Receita Federal e do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Essa modalidade também permite a inscrição no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e a obtenção da Carteira de Trabalho Digital.


O nível prata permite o acesso a todas as funcionalidades do Gov.br. Com ele, é possível acesso ao Valores a Receber, à declaração pré-preenchida do Imposto de Renda e à obtenção da Carteira Digital de Trânsito.

Publicidade


A migração para esse tipo de cadastro pode ser feita pelo aplicativo Gov.br. Também é possível realizar o procedimento de validação bancária pelo app. Nele, é feita uma autenticação a partir do 

login em bancos cadastrados.


O governo federal firmou acordo com oito bancos para permitir esse tipo de autenticação, a partir dos aplicativos das seguintes instituições financeiras: Caixa, Banrisul, BRB, Sicoob, Bradesco, Santander, Itaú e Agibank.


O nível ouro demanda a coleta de dados mais sensíveis, mas possibilita serviços que exigem maior nível de confiabilidade. Um exemplo de serviço acessado nessa modalidade é a prova de vida do INSS.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade