17/01/21
PUBLICIDADE
Cuidados básicos

Confira 3 dicas para deixar seu celular Android mais seguro

Pixabay
Pixabay


Cada vez mais, os aparelhos celulares têm se tornado ferramenta essencial para a realização de tarefas diárias – desde questões relacionadas à educação e ao trabalho até lazer, sendo usado como plataforma para jogos e espaço para assistir a filmes e séries. Por conta disso, a quantidade de informações importantes armazenadas no eletrônico também cresceu, o que aumenta a preocupação quando o assunto é segurança.


Os celulares com sistema operacional Android são muito populares, e, desde a época do seu lançamento, têm recebido atualizações e novas ferramentas para aprimorar a segurança dos dados de seus usuários. Não é necessário fazer várias mudanças mirabolantes ou baixar arquivos muito complexos. Basta alterar algumas configurações disponíveis no próprio aparelho para aumentar o nível de segurança. Confira três dicas que colaboram para a integridade das informações no celular Android.

1. Cuidado com aplicativos

Os aplicativos são uma parte importante no funcionamento e na expansão das funções disponíveis no aparelho. Infelizmente, nem todos os aplicativos disponíveis no Google Play são seguros, já que o Google acaba flexibilizando a inclusão de apps diversos na plataforma, o que abre espaço para a presença de softwares maliciosos, que podem roubar informações e prejudicar o desempenho do aparelho. Por isso, é necessário estar atento à origem do aplicativo, baixando somente aqueles decorrentes de fontes oficiais. Outro ponto importante em relação aos aplicativos é habilitar a autenticação por dois fatores, especialmente nas redes sociais, como WhatsApp e Instagram, que têm essa função. Além disso, colocar senha nos aplicativos com dados importantes é outra maneira de evitar dores de cabeça, caso outra pessoa tenha acesso ao aparelho.

2. Configurações do Google

Algumas configurações feitas no perfil do Google pelo próprio celular também são importantes quando o assunto é segurança. Entre essas ações está conferir as senhas, por meio do gerenciador de senhas do Android, que permite visualizar quantas senhas estão salvas na conta do Google, assim como o nível se segurança de cada uma e se alguma delas está comprometida e precisa ser alterada. Além disso, ainda dentro das configurações do Google, é importante desativar a opção de personalização de anúncios, evitando que os dados coletados pela plataforma sejam redirecionados para publicidade.

3. Atenção às atualizações

Manter o sistema operacional sempre atualizado é uma das maneiras mais eficientes de garantir a segurança do aparelho. Essas atualizações corrigem problemas de funcionamento dos aparelhos, além de aprimorar o nível de segurança, eliminando possíveis falhas. Normalmente, o usuário recebe uma notificação quando uma nova atualização estiver disponível.

Além dos cuidados relacionados à segurança cibernética, envolvendo o sistema do celular, é sempre importante garantir o cuidado do aparelho em si. Para isso, é interessante ter um serviço de seguro celular, prevenindo gastos por conta de acidentes com líquidos, quedas e furtos. É importante pesquisar as opções com cuidado para contratar um plano de seguro com bom custo-benefício e que esteja alinhado com as necessidades do dia a dia.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Mais uma polêmica

Casa de Nego do Borel é revistada pela polícia; Justiça o proíbe de citar Duda Reis

16 JAN 2021 às 18h31
Treeta!

Andressa Urach critica pastores da Universal ao ser comparada a Satanás

16 JAN 2021 às 18h15
Mensagens

WhatsApp, Telegram e Signal: saiba os prós e contras de cada aplicativo de mensagem

16 JAN 2021 às 17h35
Saiba mais

'Ó Paí, Ó', com Lázaro Ramos, ganha continuação de quatro capítulos

15 JAN 2021 às 17h58
Confira!

Cardi B. terá seu primeiro papel como protagonista em filme

15 JAN 2021 às 17h08
Saiba mais

Acusada de homofobia, dupla sertaneja lança clipe de 'Lili' com atriz transgênero

15 JAN 2021 às 16h50
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados