Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuidados básicos

Confira 3 dicas para deixar seu celular Android mais seguro

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
23 nov 2020 às 09:49
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cada vez mais, os aparelhos celulares têm se tornado ferramenta essencial para a realização de tarefas diárias – desde questões relacionadas à educação e ao trabalho até lazer, sendo usado como plataforma para jogos e espaço para assistir a filmes e séries. Por conta disso, a quantidade de informações importantes armazenadas no eletrônico também cresceu, o que aumenta a preocupação quando o assunto é segurança.


Os celulares com sistema operacional Android são muito populares, e, desde a época do seu lançamento, têm recebido atualizações e novas ferramentas para aprimorar a segurança dos dados de seus usuários. Não é necessário fazer várias mudanças mirabolantes ou baixar arquivos muito complexos. Basta alterar algumas configurações disponíveis no próprio aparelho para aumentar o nível de segurança. Confira três dicas que colaboram para a integridade das informações no celular Android.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


1. Cuidado com aplicativos

Leia mais:

Imagem de destaque
Lançamento em junho

Google anuncia IA para criar vídeos, resumir reuniões e melhorar emails

Imagem de destaque
Marco Legal dos Games

Câmara aprova regulamentação de mercado de jogos eletrônicos

Imagem de destaque
Polêmica

Lula dá recado a Musk, e Moraes cita má-fé ao negar pedido do X no Brasil

Imagem de destaque
Internet

Ataque de Musk a Moraes gera reação do STF e cobrança no Congresso por regulação de redes


Os aplicativos são uma parte importante no funcionamento e na expansão das funções disponíveis no aparelho. Infelizmente, nem todos os aplicativos disponíveis no Google Play são seguros, já que o Google acaba flexibilizando a inclusão de apps diversos na plataforma, o que abre espaço para a presença de softwares maliciosos, que podem roubar informações e prejudicar o desempenho do aparelho. Por isso, é necessário estar atento à origem do aplicativo, baixando somente aqueles decorrentes de fontes oficiais. Outro ponto importante em relação aos aplicativos é habilitar a autenticação por dois fatores, especialmente nas redes sociais, como WhatsApp e Instagram, que têm essa função. Além disso, colocar senha nos aplicativos com dados importantes é outra maneira de evitar dores de cabeça, caso outra pessoa tenha acesso ao aparelho.

Publicidade


2. Configurações do Google


Algumas configurações feitas no perfil do Google pelo próprio celular também são importantes quando o assunto é segurança. Entre essas ações está conferir as senhas, por meio do gerenciador de senhas do Android, que permite visualizar quantas senhas estão salvas na conta do Google, assim como o nível se segurança de cada uma e se alguma delas está comprometida e precisa ser alterada. Além disso, ainda dentro das configurações do Google, é importante desativar a opção de personalização de anúncios, evitando que os dados coletados pela plataforma sejam redirecionados para publicidade.

Publicidade


3. Atenção às atualizações


Manter o sistema operacional sempre atualizado é uma das maneiras mais eficientes de garantir a segurança do aparelho. Essas atualizações corrigem problemas de funcionamento dos aparelhos, além de aprimorar o nível de segurança, eliminando possíveis falhas. Normalmente, o usuário recebe uma notificação quando uma nova atualização estiver disponível.

Além dos cuidados relacionados à segurança cibernética, envolvendo o sistema do celular, é sempre importante garantir o cuidado do aparelho em si. Para isso, é interessante ter um serviço de seguro celular, prevenindo gastos por conta de acidentes com líquidos, quedas e furtos. É importante pesquisar as opções com cuidado para contratar um plano de seguro com bom custo-benefício e que esteja alinhado com as necessidades do dia a dia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade