Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Como Plague Inc.

Coronavírus aumenta procura por games que simulam surto de doença

Folhapress
20 fev 2020 às 08:45
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O coronavírus, que surgiu na China e provocou um alerta mundial, fez disparar a busca por games sobre epidemias. O mais popular deles é o Plague Inc., em que o jogador precisa conter o surto de um vírus mortal que pode acabar com a humanidade.


Criado em 2012 no Reino Unido, o jogo está em primeiro lugar na Apple Store da China e entre os mais baixados nos Estados Unidos. No Brasil, o game também teve picos de busca, segundo o Google, no último mês.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A popularidade desses jogos faz sentido em meio aos esforços para lidar com o coronavírus e os medos que ele semeou, segundo pesquisadores e desenvolvedores de jogos ouvidos em reportagem do jornal americano Washington Post.

Leia mais:

Imagem de destaque
Busca comprador

Em crise financeira, Paramount tenta se livrar do contrato da Libertadores e Sul-Americana

Imagem de destaque
Na Dinamarca

Influenciadora viraliza ao reclamar de mau cheiro dos europeus: 'A galera não toma banho'

Imagem de destaque
Análise

Lei para banir TikTok nos EUA pode inspirar Brasil contra Musk, diz professor

Imagem de destaque
Entenda

Bloqueio do TikTok pode impactar 150 milhões de americanos, sobretudo jovens


"Os jogos são um tipo de expressão cultural. Eles fazem parte de como entendemos o mundo", disse Carly Kocurek, historiadora cultural do Instituto de Tecnologia de Illinois. "Para algumas pessoas, os filmes de terror são uma maneira de lidar com a ansiedade e os jogos, também."

Publicidade


O Plague Inc. já passou por um processo semelhante antes. O jogo passou a ser mais procurado também durante a crise do ebola, na África, que durou de 2014 a 2016.


Questionada sobre a possibilidade de tirar proveito da crise para vender mais jogos, a empresa respondeu com uma nota. "Nós projetamos o jogo especificamente para ser realista e informativo, sem explorar os problemas sérios do mundo real."

Publicidade


Entre as principais perguntas que a Ndemic Creations e outros desenvolvedores enfrentam está se jogos populares como o Plague Inc. aumentam a compreensão das epidemias dos jogadores ou acabam apenas confundindo os curiosos.


A Ndemic Creations caracterizou seu jogo como "realista", mas exorta os jogadores a "obter suas informações [sobre o coronavírus] diretamente das autoridades locais e globais de saúde". No entanto, na página oficial do Facebook, alguns jogadores disseram que consideravam a simulação essencial para a compreensão do surto de coronavírus.

Publicidade


"A primeira vez que ouvi falar sobre o vírus, pensei instantaneamente neste jogo", escreveu o jogador Izzie Loo Yu. Segundo Pina Lalli, professora de sociologia da Universidade de Bologna, essa reação é comum porque, ao jogar, a pessoa sente que pode fazer algo para ajudar.


Um outro jogo, o Pandemic, lançado em 2008, chega a ser usado por professores universitários que usam o game para aprender estratégias de trabalho em equipe. "Eu nunca pretendi transformá-lo em uma experiência educacional", disse Matthew Leacock, criador do jogo. "Acho que as melhores lições que ele ensina são relacionadas à cooperação e à comunicação sob pressão".

De qualquer forma, os especialistas não negam que o sucesso desses jogos tem um apelo mórbido. "Certamente posso entender a hesitação em torno disso. Ninguém quer banalizar o sofrimento humano real trazido pelo coronavírus", disse Leacock. "Mas a realidade é que jogar nos ajuda a processar o mundo ao nosso redor, e as pessoas podem estar se voltando para esses jogos agora por esse motivo".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade