Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Jeca Tatu

Doodle do Google homenageia 109º aniversário de Mazzaropi

Ana Clara Marcondes - estagiária*
09 abr 2021 às 14:51
- Reprodução/Google
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O tema do Doodle do Google desta sexta-feira (9) é uma homenagem ao 109º aniversário de Amácio Mazzaropi. A ilustração é composta por três imagens do artista que representam ações relacionadas ao cinema. A primeira escrevendo, a segunda filmando e a última atuando. A caracterização utilizada na construção da imagem faz alusão ao seu personagem mais conhecido, o caipira Jeca Tatu.


Mazzaropi nasceu em 9 de abril de 1912, em São Paulo. Durante a infância, visitava a casa de campo do avô, Amácio Mazzaropi, de quem herdou o nome e o gosto pela vida no campo. O avô foi, também, uma das inspirações que o ajudou a construir as caracterizações das personagens caipiras em suas produções.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Durante a adolescência começou a desenvolver o Jeca Tatu, criado por Monteiro Lobato, pois trabalhava no Circo La Paz. Ele montou o Circo Teatro Mazzaropi e a Companhia Teatro de Emergência. Antes de estrear seu primeiro filme, "Sai da Frente", em 1952, produziu obras para rádio e televisão.

Leia mais:

Imagem de destaque
Busca comprador

Em crise financeira, Paramount tenta se livrar do contrato da Libertadores e Sul-Americana

Imagem de destaque
Na Dinamarca

Influenciadora viraliza ao reclamar de mau cheiro dos europeus: 'A galera não toma banho'

Imagem de destaque
Análise

Lei para banir TikTok nos EUA pode inspirar Brasil contra Musk, diz professor

Imagem de destaque
Entenda

Bloqueio do TikTok pode impactar 150 milhões de americanos, sobretudo jovens


Mazzaropi alcançou a fama com o filme "Jeca Tatu", lançado em 1959. O artista teve sua própria produtora, a PAM Filmes, responsável pela produção de "A Tristeza do Jeca", de 1961, primeiro longa filmado em cores por ele, entre outros sucessos. Ele morreu aos 69 anos, no dia 13 de junho de 1981, em São Paulo, em decorrência de um câncer de medula óssea. (Com informações do Google e Adoro Cinema).

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade