Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Conheça!

Doodle do Google homenageia Dona Militana no dia que comemoraria seu 96º aniversário

Ana Clara Marcondes - Estagiária*
19 mar 2021 às 14:41
- Reprodução/Google
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Militana Salustino do Nascimento é conhecida como a maior romanceira do Brasil, e a principal e última guardiã do romanceiro medieval nordestino. Ela faleceu em 2010 e nesta sexta-feira (19) completaria 96 anos. Herdou do pai, Atanásio Salustino do Nascimento, mestre do Fandango, canções e histórias ibéricas de mais de 700 anos de idade.


Nascida em São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, em 1925, só foi conhecida no Brasil na década de noventa, quando foi descoberta pelo folclorista Deífilo Gurgel. O especialista estava procurando pelo pai dela, que já havia falecido. Assim, ele encontrou Militana, fonte de inúmeras histórias herdadas do pai.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com parte da história do Brasil e da Península Ibérica guardada na memória, foi possível gravar um disco triplo "Cantares", que fala sobre reis, rainhas e guerreiros medievais, algumas histórias escritas pela própria Militana.

Leia mais:

Imagem de destaque
Polemizou

Musk pergunta no X quanto custaria comprar a Globo

Imagem de destaque
Mudanças climáticas

'Dia da Terra' é o tema do Google Doodle desta segunda

Imagem de destaque
Alerta de golpes

Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS

Imagem de destaque
Compartilhar Meu Date

Tinder lança recurso que facilita divulgação de informações sobre encontros


A riqueza cultural não a impediu de viver na pobreza, o que só mudou quando a Câmara municipal local lhe concedeu uma pensão vitalícia, um ano antes de sua morte.

Publicidade


Em 2005, entregue pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ela recebeu a comenda máxima da cultura popular brasileira.


"Dona Militana – A Romanceira dos Oiteiros", é um documentário que conta a vida de Dona Militana e sua importância para a preservação da cultura brasileira. O filme participou de cerca de 20 festivais de cinema e ganhou o prêmio de melhor documentário no FestCine Amazônia 2010.


*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade