Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique atento!

‘Retrospectiva do WhatsApp’ é golpe e já atingiu mais de 300 mil

Redação Bonde
21 dez 2018 às 11:02
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Com o fim de ano, o sentimento de retrospectiva contagia a todos, até as redes sociais. O problema é quando o momento de lembrança é utilizado para aplicar golpes. A "Retrospectiva WhatsApp 2018", que circula no aplicativo de mensagens, já chegou a aproximadamente 339.000 pessoas em cerca de 16 horas, segundo o dfndr lab, laboratório criado pela PSafe e especializado em cibersegurança.

A mensagem diz: "Pessoal, acabei de ver minha Retrospectiva 2018 que o WhatsApp liberou. Muito bom! Relembrei as fotos antigas, status e conversas. Veja a de vocês aí". Abaixo do texto, é indicado um link que o leitor deve acessar para visualizar a suposta retrospectiva. Depois de acessar o site, o usuário é levado a clicar em "ver retrospectiva". Em seguida, os criminosos dizem que "sua Retrospectiva foi criada com sucesso" e condicionam o acesso a ela ao compartilhamento do conteúdo a "todos os seus amigos e grupos do WhatsApp, para que eles também possam ver a retrospectiva deles". "Após compartilhar sua retrospectiva aparecerá automaticamente", afirma o site mal-intencionado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Segundo informações do dfndr lab, o objetivo é ganhar dinheiro por meio de publicidade. Em alguns casos, o conteúdo leva o internauta a páginas falsas que pedem dados pessoais. Mesmo que o WhatsApp tivesse a ideia de mostrar a seus usuários uma "retrospectiva" de conversas, fotos e status durante o ano, não seria possível. As mensagens trocadas por meio do aplicativo de mensagens são criptografadas e os administradores do WhatsApp não têm acesso a elas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade