Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira

Saiba que peças, shows, filmes e exposições ver online durante quarentena

Folhapress
18 mar 2020 às 08:40
- Marcello Casal Jr./Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com a pandemia do novo coronavírus, shows que aconteceriam nas próximas semanas foram cancelados ou adiados. Salas de cinema, museus, teatros e galerias foram fechados. Mas muitos deles migraram para o mundo online.

Para enfrentar o momento de reclusão, artistas e produtores ao redor do mundo estão se movimentando para levarem seus trabalhos para a internet. A mostra de documentários É Tudo Verdade, por exemplo, agora vai ter uma parte de seus filmes exibidos digitalmente. Já o Museu do Louvre, em Paris, fechado por tempo indeterminado, convida turistas para a visitação virtual de suas salas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Músicos estão organizando apresentações com transmissões ao vivo de suas casas ou a partir de casas de show. No Brasil, nomes como o guitarrista Kiko Dinucci e a cantora Paula Fernandes já agendaram shows online, enquanto a casa de orquestra Filarmônica de Berlim disponibilizou -de graça pelos próximos dias- seu acervo de centenas de apresentações gravadas no local.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mudanças climáticas

'Dia da Terra' é o tema do Google Doodle desta segunda

Imagem de destaque
Alerta de golpes

Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS

Imagem de destaque
Compartilhar Meu Date

Tinder lança recurso que facilita divulgação de informações sobre encontros

Imagem de destaque
Saiba mais

Meta lança Llama 3, novo modelo que levará IA ao WhatsApp e Instagram


Confira abaixo uma lista.

Publicidade


*


MÚSICA

Publicidade


- Em Portugal, o festival #EuFicoEmCasa contará com 78 artistas se apresentando de casa, por meia hora, ao longo de seis dias, a partir desta terça (17). Entre os escalados, estão António Zambujo, Pedro Abrunhosa e Diogo Piçarra. Saiba mais informações nas redes sociais do evento.


- Em suas redes sociais, Neil Young anunciou que fará uma série de apresentações intimistas, em sua lareira, transmitidas online. Os vídeos serão gravados por sua mulher, Daryl Hannah.

Publicidade


- O Dropkick Murphys, banda americana que mistura punk e música celta, não conseguiram se apresentar no dia de São Patrício, o mais importante do ano para o grupo, por causa do coronavírus. Por isso, na terça (17), agendaram a transmissão nas redes sociais de um show sem plateia em Boston.


- A cantora Patti Smith, que recentemente esteve no Brasil, decidiu fazer uma pequena apresentação no Instagram na noite de terça (17), dedicada à cidade italiana de Milão, uma das mais afetadas pelo coronavírus. "Uma pequena pausa da melancolia do isolamento", ela escreveu.

Publicidade


- Também na terça (17), a sertaneja Paula Fernandes agendou um pocket show no Twitter e Instagram, com repertório escolhido pelos fãs. "Quero sempre estar juntinho deles, independente de como for", disse a cantora.


- Ben Gibbard, vocalista da banda de rock americana Death Cab For Cutie entrará ao vivo no Facebook e no Instagram para pequenas apresentações diárias, sempre às 20h. Ele vai se apresentar de seu estúdio caseiro, e prometeu ainda chamar um ou outro convidado para as sessões.

Publicidade


- A banda americana de hardcore Code Orange transmitiu o show de lançamento de seu mais recente álbum, sem plateia, que aconteceu na última sexta (13). A apresentação com uma hora de duração ainda está disponível online.


- Chris Martin, vocalista do Coldplay, fez o que chamou de "sessões de solidariedade", tocando hits de sua banda ao vivo no Instagram, com violão e piano.

Publicidade


- O guitarrista Kiko Dinucci vai subir ao palco da Casa de Francisca, em São Paulo, na próxima quinta (19), para uma plateia vazia. O show, correspondente ao disco recém-lançado "Rastilho", será transmitido ao vivo no Facebook.


- A plataforma de streaming de ópera operavision.eu está disponibilizando seu arquivo para acesso gratuito, além de seu canal no YouTube. Além das apresentações gravadas, há um festival dedicado a Mozart previsto para ser transmitido ao vivo no fim do mês.


- A casa de orquestra Filarmônica de Berlim disponibilizou -de graça pelos próximos dias- seu acervo de centenas de apresentações gravadas no local.


CINEMA


- A mostra de documentários É Tudo Verdade, que aconteceria em São Paulo este mês, a partir do dia 26, foi adiada. Parte de seus filmes, ainda não revelados, serão exibidos na internet, enquanto outra parte vai para as salas de cinema quando o festival for retomado, em setembro.


- A Universal Pictures vai disponibilizar filmes para consumidores em casa e em cinemas do mundo todo no mesmo dia de lançamento, começando com a animação "Trolls World Tour", que estreia nos Estados Unidos em 10 de abril.


TELEVISÃO


- Os seis canais da Telecine (Premium, Action, Touch, Fun, Pipoca e Cult), com programação de filmes, estarão disponíveis em todas as operadoras de TV por assinatura por tempo indeterminado. Além disso, o serviço de streaming da Telecine, com filmes como "Bacurau" e "Turma da Mônica", está aberto para uso gratuito pelos próximos 30 dias para novos assinantes.


- A Walt Disney Company abriu o sinal de seus canais na TV por assinatura até o dia 31 de março. Entre os canais estão Disney e Nat Geo Kids, além de ESPN, FOX e National Geographic.


- A plataforma de streaming da Globo, Globoplay, também deixará abertos diversos títulos de sua programação por 30 dias, a partir de segunda (16). A maioria do conteúdo é infantil.


- A operadora Claro TV liberou por tempo indeterminado todos os seus canais, com exceção de HBO Premium, Fox Premium e os canais em Pay-Per-View.


A Sky TV também liberou diversos canais tanto via sinal aberto quanto via streaming pelo SKY Play. Dentre os canais estão o A&E, AMC, Animal Planet, Arte 1, AXN, Band News, Band Sports, BBC, Bis, Boomerang, Canal Brasil, Cartoon Network, CNN, CNN Brasil, Comedy Central, Discovery, Discovery H&H, Discovery Kids, E!, GloboNews, GNT, Megapix, MTV, Multishow, Nickelodeon, OFF, Paramount, Sony Channel, SporTV, Universal Channel, Viva e Warner.


- Canais pagos do Grupo Bandeirantes como Arte1, BandNews TV, BandSports e Terraviva estarão com sinal aberto, pelas próximas semanas, nas operadoras de TV Net, Vivo, Sky e Claro. O Smithsonian Channel está aberto apenas para assinantes da Net e da Claro.


ARTES PLÁSTICAS


- Fechados por tempo indeterminado, museus e centros culturais também têm investido em produção de conteúdo para as redes e lembrado seus visitantes dos recursos que mantêm online. Lá fora, instituições como o Museu do Louvre, em Paris, e o Smithsonian, com filiais em Nova York e Washington, oferecem em seus sites tours virtuais de exposições atuais e passadas. Já o Metropolitan, também em Nova York, fez há três anos vídeos em 360º mostrando as suas dependências -eles estão disponíveis no YouTube.


- O A maior plataforma de artes plásticas na internet é, no entanto, o Google Arts & Culture. O projeto reúne exposições virtuais -em que uma ou mais obras são exibidas em detalhes, acompanhadas de explicações sobre técnica e biografia do artista, entre outros- visitas semelhantes àquelas do Google Maps, e artigos temáticos sobre movimentos artísticos e personalidades importantes. Embora museus como o Van Gogh, em Amsterdã, e D'Orsay, em Paris, estejam a um clique de distância ali, também é possível visitar os corredores do Masp, da Pinacoteca, e até do Museu Nacional, destruído pelo fogo há dois anos. Quem quiser aproveitar o período de quarentena para aprender mais sobre arte também pode aproveitar para explorar as coleções dos mais de mil museus no serviço.


- O Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS) disponibiliza informações e acesso a itens que compõem seus acervos museológico e bibliográfico, incluindo acesso a coleções de fotografia, áudio e vídeo


- Há ainda muitos vídeos, artigos e podcasts que estão pipocando em sites como o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA).


TEATRO

- Com o cancelamento dos musicais tradicionalmente preparados pelas escolas americanas, a atriz vencedora do Tony Laura Benanti pediu que estudantes postassem vídeos com as performances que estavam ensaiando. "Quero ser sua plateia", ela disse. Desde então, a página dela no Twitter está repleta de vídeos de crianças americanas cantando sozinhas ou em grupo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade