A Orquestra À Base de Corda, grupo artístico do Conservatório de Música Popular Brasileira, apresenta-se nesta terça-feira, 13 de maio, às 20h, no Teatro do Paiol, com o show "Antes Solo ... e Bem Acompanhado". O novo espetáculo destaca o talento individual dos músicos da orquestra, que atuam como solistas em diversos momentos. O show integra o programa "Terça Brasileira no Paiol".
"O espetáculo tem um sentido autoral muito forte, pois todos os músicos têm participação como solistas e o repertório valoriza composições e arranjos dos integrantes da orquestra", adianta o violonista e diretor musical João Egashira. O público terá oportunidade de ouvir solos de bandolim, cavaquinho, violão, viola caipira, violino e piano.
Os nove integrantes da Orquestra à Base de Corda terão seus momentos de destaque. Helena Bel faz um solo de violino na música "Água e Vinho", de Egberto Gismonti. O pianista Hasiel Fonseca toca "Divertimento", uma composição própria. Cláudio Menandro, no bandolim, também executa uma de suas criações, assim como Rogério Gulin, na viola caipira. Luciano Lima, com seu violão de 7 cordas, é o solista de "Flor da Água", de Marco Pereira.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
"Conversa de Baiana", de Dilermano Reis, foi a música escolhida por Vinícius Chamorro para o seu solo de violão. O chorinho "Feijão no Dente" foi composta por Julião Boêmio e ele mesmo a interpreta em seu cavaquinho. Um composição de Baden Powell e Vinícius de Moraes será executada num solo de berimbau do percussionista Vinícius Braganholo. João Egashira toca no bandolim "Evocação a Jacó", de Avena de Castro.
Outro momento do espetáculo é a formação do quarteto Luciano Lima, Cláudio Menandro, Hasiel Fonseca e Fabiano Zanin (que atua como músico convidado) para tocar uma valsa em homenagem ao mestre Waltel Branco. O conjunto da orquestra apresenta outras composições e arranjos próprios.
Criada em janeiro de 2001 pelo maestro Roberto Gnattali, a Orquestra à Base de Cordas é mantida pela Fundação Cultural de Curitiba. O grupo reúne instrumentos de cordas dedilhadas num repertório que vai do samba ao baião, do choro ao fandango. O trabalho do grupo, que é formado por professores e ex-alunos do Conservatório de MPB de Curitiba, torna-se ainda mais notável por apresentar composições e arranjos especialmente criados pelos seus componentes.
Atualmente, o comando da Orquestra à Base de Corda está sob a responsabilidade de João Egashira. Com um extenso currículo musical, Egashira integra conhecidos conjuntos locais, atua como professor do Conservatório de MPB de Curitiba e dedica-se à pesquisa da música popular brasileira. Também acompanhou importantes nomes nacionais, entre eles Fátima Guedes, Elza Soares, Mônica Salmaso e Joel Nascimento.
Serviço:
Orquestra À Base de Cordas – Show "Antes Solo ... E Bem Acompanhado"
Terça Brasileira no Paiol
Local: Teatro do Paiol
Endereço: Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho
Data: 13 de maio, terça-feira
Horário: 20h
Entrada: R$ 5 e R$ 2,50 (meia para estudantes)