Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Concerto de abertura nesta quinta

Orquestra da UEL comemora 40 anos de música com homenagem ao café

Walkiria Vieira - Grupo Folha
14 mar 2024 às 12:00
- Acervo UEL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Osuel (Orquestra Sinfônica da UEL) - a primeira do Paraná nesta modalidade - dá início à programação de concertos que comemoram seus 40 anos às 20h30 desta quinta-feira (14), no Cine Teatro Ouro Verde. O concerto de abertura chega com uma dobradinha e o público poderá assistir à apresentação também na sexta-feira (15), no mesmo horário.


A data reservada para o lançamento oficial guarda um motivo nobre: foi em 14 de março de 1984 que a orquestra foi criada, na gestão do Reitor Marco Antonio Fiori. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


E neste ano, a composição artística alcança o marco de 40 anos de trajetória de musicalidade atravessando diferentes gerações e uma evolução para alcançar, cada vez mais, o público. A ocasião é especial também para a cidade de Londrina, que completa, em dezembro, 90 anos de emancipação política.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja vídeo

Boninho faz declaração de amor para Ana Furtado em telão de Nova York

Imagem de destaque
Estreia dia 28

MasterChef 2024 tem prêmio recorde, dinâmica inédita e presença de famosos

Imagem de destaque
Veja vídeo:

Netflix lança trailer da nova temporada de Casamento às Cegas Brasil - Uma Nova Chance

Imagem de destaque
Los Angeles

Polícia abre investigação criminal sobre morte de Matthew Perry


RICA HISTÓRIA CAFEEIRA

Publicidade


A temporada 2024 se estenderá até dezembro e terá séries dedicadas a diferentes tipos de café (Arábica, Bourbon, Catuaí e Conilon). Ao todo, serão 24 concertos com composições dos mestres da música clássica. Na abertura, serão executadas obras de Mozart, Prokofiev e Brahms, com referência ao café tipo Arábica. 


Nesse período, haverá a reunião de convidados em torno das obras de compositores clássicos e da Música Popular Brasileira (MPB), caso do grupo mineiro e mundialmente aclamado Clube da Esquina que também deverá constar na programação.

Publicidade


Os concertos desta semana contarão com a participação do pianista convidado Cristian Budu e será regido pelo diretor artístico e regente titular Osuel, Rossini Parucci. O titular ressalta o quão significativo é esse momento, pois é a primeira vez que é apresentada uma temporada anual.


Considerado pela revista Gramophone como “um pianista original, com maturidade e compreensão musicais de causar admiração em colegas com o dobro de sua idade”, Budu é formado em música pela USP (Universidade de São Paulo) e estudou no Conservatório de Música da Nova Inglaterra, em Boston (EUA).

Publicidade


Em 2016, foi reconhecido pelo Guia Folha, do jornal Folha de S.Paulo, com o prêmio de "melhor concerto do ano."


As quatro séries temáticas, com nomes de variedades de café, representam um resgate da rica história cafeeira da região e diversificam o repertório, de acordo com as características de aroma e sabor de cada um dos tipos.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Osuel: 40 anos de música com homenagem ao café
As quatro décadas da Orquestra Sinfônica da UEL começam a ser comemoradas nesta quinta-feira (14) com série musical que segue até dezembro
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade