Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Muitos livros ao redor

Projeto cultural propõe 'Biblioteca Humana' em espaços de Londrina

Bárbara Santos - Especial para a Folha
26 fev 2024 às 08:45
- Valéria Félix/Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Se cada pessoa é uma história, quantos livros estão ao nosso redor? E quantos desses inúmeros "livros" estão dispostos a se tornarem ‘’livros abertos’’, compartilhando individualidades e percepções para quem ousar se colocar como leitor? 


É o que propõe o projeto "Livros Humanos - Convite para Ler Pessoas nas Bibliotecas Municipais de Londrina", que leva acervos humanos a diferentes bibliotecas de Londrina, onde, livre de preconceitos, pessoas compartilham experiências a fim de estimular a escuta ativa de histórias autênticas de moradores da cidade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Patrocinado pelo Promic e inspirado no conceito dinamarquês de ‘’Biblioteca Humana’’, o projeto teve seu primeiro encontro realizado na última terça-feira (21) e contou com diferentes temas: a luta indígena, vivências femininas, racismo, a experiência de uma mãe de uma adolescente com paralisia cerebral e também a história de um homem que viveu nas ruas. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Dez faixas

Luli MC lança o álbum "Pede Agô" nas plataformas digitais

Imagem de destaque
Campeão da edição

Davi cobra assinatura de seguidores para conteúdo exclusivo e recebe críticas após o BBB

Imagem de destaque
Neste sábado (20)

Cine Diversidade exibe documentário sobre ativista trans Marsha P. Johnson

Imagem de destaque
Outras métricas

Netflix deixará de divulgar número de assinantes a partir do ano que vem


Para encontrar os primeiros Livros, as organizadoras ouviram sugestões de pessoas e entidades que atuam em defesa dos direitos humanos. Agora, para os próximos encontros, a intenção é considerar também novas sugestões, inclusive candidaturas próprias espontâneas. 

Publicidade


‘’É um ato corajoso e muito generoso expor acontecimentos da própria vida que são dolorosos, que tocam na ferida do preconceito’’, explica Christina Mattos, jornalista e uma das organizadoras do projeto.


Para ela, o ato de escuta também requer coragem do leitor, pois a intenção é que ‘’os leitores façam perguntas, falem sobre suas próprias inquietações em relação aos preconceitos e estereótipos: não é palestra, é conversa!’’, destaca.

Publicidade


CLIMA INTIMISTA


Mas para que o objetivo seja alcançado, o clima intimista é fundamental e se estabelece de duas formas. A primeira é o próprio ambiente da biblioteca: democrático, seguro e inspirador. A segunda é a limitação do número de leitores por livro.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Projeto propõe 'Biblioteca Humana' em Londrina
Livros Humanos é um projeto que leva pessoas às bibliotecas públicas da cidade para compartilhar experiências autênticas e histórias de vida
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade